O olfato é um sentido direto e poderoso que influencia de forma imediata o cérebro e o estado emocional. Prova disso é que a aromaterapia vem ganhando espaço nas empresas, home offices e até salas de estudo como ferramenta para melhorar a produtividade, criatividade e concentração.
Para a naturóloga, aromaterapeuta, perfumista botânica e especialista em neurociência Daiana Petry, o olfato é o único sentido que se conecta diretamente ao sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções, memória e comportamento. “Por isso, a simples inalação de um aroma pode alterar rapidamente o estado mental e emocional, influenciando foco, disposição e até clareza de raciocínio”, explica.
Segundo a especialista, alguns óleos essenciais têm efeitos neuroestimulantes e podem ser usados estrategicamente ao longo do dia de trabalho. “A bergamota é ótima para momentos de pausa, pois ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Já o hortelã-pimenta e o limão-siciliano são excelentes pela manhã ou antes de tarefas que exigem atenção e criatividade, pois ativam áreas cognitivas e melhoram o desempenho mental.” Mas atenção, o óleo essencial de hortelã-pimenta não é recomendado para gestantes, epiléticos e hipertensos.
Daiana Petry dá dicas práticas e acessíveis para incorporar a aromaterapia na rotina de quem trabalha em casa, em escritórios ou estuda para provas e concursos:
- Difusor de ambiente: “Ideal para espaços maiores. Pingue de 5 a 8 gotas de óleo essencial em um difusor ultrassônico e use no início do expediente. Limão siciliano com hortelã-pimenta é ótimo para dar energia e clareza mental.”
- Aromatizador pessoal (colar difusor ou inalador nasal): “Uma boa opção para quem divide o espaço com outras pessoas. O uso pessoal evita conflitos com sensibilidade a cheiros e mantém o efeito terapêutico.”
- Spray para o ambiente: “Borrifar uma mistura de água, álcool de cereais e óleos essenciais no espaço de trabalho ajuda a renovar a energia. Limão siciliano, eucalipto globulus e lavanda formam uma combinação equilibrada para foco e bem-estar.”
- Gotas no papel-toalha ou algodão: “Para quem quer algo discreto, pingar 1 ou 2 gotas de óleo essencial em um algodão próximo ao computador já faz diferença.”
Daiana conta que criar “ambientes aromáticos inteligentes” pode se tornar parte de estratégias de bem-estar no trabalho. “Existem pesquisas mostrando que o uso consciente de aromas pode reduzir absenteísmo, melhorar a qualidade das reuniões e até a disposição em equipes que enfrentam alta carga de trabalho”, afirma.
Além dos benefícios mentais, há ainda uma valorização sensorial dos espaços. “Cheiros acolhedores tornam o ambiente mais convidativo. É o invisível que impacta o visível”, resume.
Sobre Daiana Petry @daianagpetry
Aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência.
Professora dos cursos de formação em aromaterapia, perfumaria botânica e psicoaromaterapia.
Autora dos livros: Psicoaromaterapia, Cosméticos sólidos e Maquiagem ecoessencial.
Fundadora da Harmonie Aromaterapia.