O Goethe-Institut Salvador-Bahia recebe o último grupo de artistas residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul deste ano. A temporada de 2024 trouxe como tema central “Espaço Urbano: A quem pertence a cidade?”, debatendo as dinâmicas da arquitetura das cidades e as pessoas que as habitam. O grupo, que permanecerá em Salvador até dezembro, é composto por quatro artistas internacionais de diversas áreas de atuação.
O grupo é composto por quatro artistas de diferentes nacionalidades e áreas de atuação. Patti Anahory, arquiteta de Cabo Verde, e Deji Akinpelu, ativista e artista visual nigeriano, participam da residência por meio do programa “Rethinking the South – Repensando o Sul”, financiado pela Fundação KfW de Frankfurt am Main. Nour Symon, artista transdisciplinar canadense, é apoiado pela CALQ, enquanto Jumoke Adeyanju, artista e DJ nigeriana-alemã, participa com o apoio da MusicBoard.
Segundo Leonel Henckes, Diretor de Operações do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, o tema deste ano foi escolhido para instigar reflexões sobre o desenvolvimento urbano a partir de uma perspectiva social e artística crítica. “Mais de 50% da população mundial vive em cidades, e essa tendência está aumentando. Como queremos continuar a desenvolver nossas cidades? Quem as construiu e para quem? A residência deste ano mergulhou nessas questões, trazendo à tona não só a arquitetura física, mas também as pessoas que dão vida às cidades”, afirma Henckes.
A temporada 2024 será encerrada com um evento acadêmico e artístico nos dias 25 e 26 de novembro, que debaterá o tema “Desenvolvimento Urbano”. O evento reunirá os artistas residentes e especialistas em urbanismo para discutir os desafios contemporâneos e possíveis soluções para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. “O evento marca o fim de um ano de residências dedicadas à reflexão sobre as dinâmicas urbanas e o papel das pessoas na configuração das cidades.”, explica Friederike Möschel, diretora geral do Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Sobre o programa de residência artística Villa Sul
Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 150 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta.