A Hemoba também participa das comemorações dos 40 anos do axé music, que se tornou um dos maiores símbolos culturais da Bahia, com a ação Axé que Salva Vidas, que busca reforçar o estoque de sangue para o período do carnaval e mobilizar os doadores antes da folia. Serão publicados nas redes sociais da Fundação vários vídeos convidando a população baiana a doar sangue com a participação de vários artistas que fazem parte da história do axé music, como Tonho Matéria, Carla Visi, Beto Jamaica, Marinez, Durval Lelys, Jorge Zárath, Lazzo, Sarajane e Tuca Fernandes.
Na próxima terça-feira (25), a partir das 11h, a sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, acontece o lançamento da ação, que contará com a presença do cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, que compôs o jingle “Axé que salva vidas” para a ação, e do Rei Momo eleito neste ano para o carnaval de Salvador. O artista tem mais 400 canções, como “Se Me Chamar Eu Vou”, “Dia dos Namorados”, “Joga o Laço” e “Rebola”.
No período pré-carnaval, há uma queda nas doações de sangue devido às férias, viagens e festividades, enquanto a demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares do estado permanece elevada. Com a celebração dos 40 anos da axé music neste carnaval, a Hemoba e os artistas desejam mostrar que o ritmo que movimenta multidões também pode mobilizar para a solidariedade com o objetivo de salvar vidas.
Durante o lançamento, a imprensa será informada das necessidades e condições de bolsas para atender a demanda durante os dias da folia baiana, quem poderá doar, onde doar, e como vai funcionar o atendimento carnavalesco.