Neste sábado, 17 de maio, às 21h, o palco da Casa da Mãe, no Rio Vermelho, será tomado pela força e sensibilidade do feminino com o show “Sinta esse tombo”, da banda BR-44. Liderado por mulheres, o espetáculo é um convite à imersão no universo musical de compositoras lésbicas da MPB, que fizeram história com obras transgressoras e revolucionaram o modo de pensar e sentir a música brasileira.
Com participação especial das artistas Ivana Dantas e Stella Maris, o show presta uma homenagem vibrante e necessária a nomes como Leci Brandão, Ângela Ro Ro, Simone, Gal Costa, Maria Bethânia, entre outras intérpretes e compositoras que marcaram gerações e abriram caminhos para a diversidade e a representatividade na arte nacional.
O título do espetáculo é inspirado em um verso da canção “Essa tal criatura”, da carioca Leci Brandão, considerada a primeira cantora brasileira a se assumir publicamente lésbica, em 1978. “Ela declarou isso em uma entrevista para um jornal e fez um disco com canções que trazem sua visão sobre o preconceito que mulheres e homens gays sofriam naquela época. Essa e muitas outras músicas icônicas de diversas artistas fazem parte do nosso repertório”, explica Roberta Dantas, fundadora da banda, diretora musical, tecladista e arranjadora.
Representatividade com potência e qualidade
Fundada em julho de 2023, a BR-44 surgiu em Salvador e vem ganhando destaque por suas apresentações intensas e sensíveis, que celebram a diversidade e a pluralidade da música popular brasileira. A banda já passou por palcos como o Espaço Cultural Casa da Mãe, Solar Gastronomia, Teatro Módulo e Varanda do Sesi, sempre destacando a força do feminino em sua proposta artística.
A formação atual é composta por Roberta Dantas (teclado, arranjos e direção musical), Suzana Bello (voz) e Ingrid Steinhagen (flauta e sax), três musicistas com ampla trajetória no cenário musical baiano. Com elas, a banda traz ainda Patricia Teles na bateria, e conta com a direção artística de Fernando Marinho, cenografia e iluminação de Victor Alves, produção de Victor Hugo Santos, além do trabalho da Capricórnio Produções e da assessoria de imprensa de Aline Valadares (DASA).
Um show para sentir — e pensar
“Sinta esse tombo” não é apenas uma celebração musical. É também uma afirmação política e estética sobre a importância de reconhecer, ouvir e valorizar as vozes femininas e lésbicas que moldaram a história da MPB. Em um país onde os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ ainda enfrentam inúmeros desafios, iniciativas como essa ampliam a escuta e reforçam a potência de narrativas que durante muito tempo foram silenciadas.
Com arranjos ricos e uma seleção de repertório cuidadosa, o show promete emocionar e provocar reflexões — tudo embalado pela sofisticação e pelo calor rítmico da música brasileira.
Serviços:
Banda BR-44 apresenta o show “Sinta esse tombo”
Local: Casa da Mãe – Rio Vermelho
Data: 17 de maio (sábado)
Horário: 21h