O Núcleo de Teatro e Artes integradas do Barracão das Artes apresenta o experimento cênico poético musical CAYMMI E O MAR, homenagem pela passagem dos 110 anos do Mestre Dorival Caymmi.
O experimento é uma livre criação a partir do universo poético, mítico, místico e atemporal criado por Caymmi em sua bela obra musical que tão bem retratou nossa Salvador e Bahia, imortalizando-a e eternizando-a em belas canções que construíram um poderoso imaginário fundador de nossa “civilização atlântica”, e que influenciou diversos artistas de nossa música popular brasileira, e também artistas de outras linguagens (literatura, cinema, artes plásticas).
Um diálogo e exercício estético entre as linguagens (teatro, dança, literatura, artes plásticas e música) experimentando a poética singular do universo Caymmiano.
Composições do Mestre Caymmi são cantadas e tocadas ao vivo. O coro de atuadores interpreta texto poético celebrando sua vida e obra, um dos textos poéticos é de autoria do poeta e jornalista James Martins.
O experimento tem a direção de Fábio Viana, assistência de direção: Jerusa Deró e Zitta Carmo, preparação vocal e canto: Jeanne Vox Gomes, instrutoras de Canto: Jeanne Vox Gomes e Claudia Sisan, dança afro contemporânea, dança de contato e criação coreográfica: Wellington Reis e Pedro Ivo Santos, técnicas de artes circenses: Alexis Ayala, coordenação técnica (luz e som): Fernando Konday), Sonoplastia: André Macedo e os atuadores que integram o Núcleo de teatro e Artes integradas do Barracão das Artes (atuadores/atletas afetivos do coração e equipe de artistas e técnicos).
Dorival Caymmi, Jorge Amado, Waly Salomão, James Martins, Antonio Risério, Fábio Viana através de seus textos, composições e trechos de livros da literatura brasileira são referências do roteiro encenado. A música, a poesia, a palavra, o som, o silêncio, a respiração, o corpo, a presença, a materialização do universo de uma Bahia que ainda está lá! O Teatro em sua essência e plenitude.
Apresentações: 08 e 09 de novembro de 2024.
Local: Capela do MAM – Solar do Unhão
Horário: 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia) (Ingressos à venda no local nos dias de apresentação, uma hora antes do início do experimento cênico).