A nova temporada da Feira Artística Feminista BaZá RoZê tem entrada gratuita e estreia no Dia Internacional da Mulher – 8/3 – no MAC-BA (Graça) com o Março Mulher, por três finais de semana consecutivos: 8 a 10, 16 e 17, e 23 e 24/3.
Para celebrar a mulher em todas as suas potências, começa neste 8 de Março (sexta-feira), Dia Internacional da Mulher, a Feira Artística Feminista BaZá RoZê, que ocupará os jardins do MAC-Bahia (Museu de Arte Contemporânea) com o Março Mulher, por três finais de semana consecutivos: de 8 a 10, de 16 e 17, e 23 e 24/3.
Neste mês em homenagem à mulher, o RoZê traz como tema de sensibilizaçã “Eu aceito quem sou e celebro as minhas fases”. Para comemorar o 8M, a mensagem da rede de empreendedorismo feminino e feminista se volta para o acolhimento de si mesma e a autocura, unindo experiências do passado, vivenciando o presente e seguindo em busca da mulher que deseja se transformar no futuro.
Segundo a idealizadora e curadora do projeto RoZê, Brenda Medeiros, os temas que atravessam o coletivo de empreendedoras são movidos pelas singularidades e reflexões vivenciadas pelo grupo. “Um conceito que revela como o coletivo se posiciona em prol da luta pela democracia e igualdade social e de gênero refletido através da arte, moda, artesanato, gastronomia”, explica.
O empreendedorismo sociocriativo fomentado pela Rede RoZê impulsiona a cultura regional, promove a transformação pessoal e a troca coletiva, uma luta por garantia de direitos, mudança social e maior autonomia às artesãs. A feira é composta quase praticamente por mulheres, de estilos, idades e personalidades distintas. Para muitas delas, empreender é um passo para conquistar independência, se conectar consigo mesma, gerar mais renda para si e para o sustento do lar. “No RoZê, o ato de empreender é produzir arte sem preconceitos e buscar a emancipação, acima de tudo”, ressalta a idealizadora.
MAC Bahia – Seguindo a rota do RoZê OCUPA, o coletivo retorna ao espaço em que esteve durante o período de 2021 a 2023, quando ainda era Palacete das Artes. “Escolhemos o MAC porque valorizamos a redescoberta de lugares e equipamentos importantes da cidade. Vamos trazer um novo olhar sobre o local que já é familiar, agora em harmonia com novas exposições e instalações, trazendo a voz da criatividade de tantas mulheres incríveis neste mês que nos promove”, acrescenta Brenda Medeiros.
Feira Artística Feminina – Ativo desde 2018, o BaZá RoZê contabiliza 35 edições presenciais, pelas quais passaram cerca de 800 expositores, uma média de 100 atrações musicais, espetáculos de dança, teatro e recreações com um público médio de mil pessoas por edição. Um misto de movimento cultural, espaço de economia criativa sustentável, lazer ao ar livre, gastronomia e afirmação feminista, a feira agrega artistas e artesãs/ãos, ao lado de pessoas de todos os gêneros e idades se revelando como um espaço democrático e cultural para toda a família.
O BaZá RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais soteropolitanos como a Aliança Francesa, Verão da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia (Pelourinho), Casa Ninja Bahia (Rio Vermelho), Virada Sustentável (Palacete das Artes), Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris), além do Festival RoZê de São Joaquim (Calçada) e outros festivais de música, como o Sangue Novo (Trapiche) e Radioca (Fábrica Cultural- Ribeira).
Programação – A partir de 8 de Março e com ENTRADA GRATUITA, o RoZê reunirá expositoras de vários segmentos da moda, arte, decoração, design e gastronomia, e contará com a participação das cantoras Vanessa Melo (Sex/17h30) e Danzi (Dom/17h), a DJ Larriel (Sáb/17h), Oficina de escrita criativa “Cartões postais para Clarice” (Sáb/15h30), Roda de conversa “A literatura que atravessa gerações” (Dom/15h30), além de recreação infantil com Infância Currupião (Sáb/16h) e aulas de circo com Gio (Dom/16h). A abertura do evento fica por conta da dançarina e professora Janah Ferreira, em uma performance de dança do ventre (16h30). As exposições em cartaz no museu também estarão abertas para visitação durante todo o período de realização do BaZá RoZê.
Confira a programação completa do primeiro final e semana nos anexos.
SERVIÇO
O QUÊ: FEIRA ARTÍSTICA FEMINISTA BAZÁ ROZÊ – Edição Março Mulher
QUANDO: 8 a 10, 16 e 17, e 23 e 24/3
ONDE: MAC Bahia (Museu de Arte Contemporânea da Bahia)
ENTRADA GRATUITA!