A última edição do ROZÊ OCUPA de 2024 traz uma feira de moda, arte e gastronomia com dança do ventre, contação de histórias, exibição do Uki kirê ké – projeto infantil de audiovisual das artistas Lan Lanh e Nanda Costa ( sáb/15h às 18h), brinquedos sustentáveis, oficinas de gravuras e enfeites criativos e os shows das cantoras Vanessa Melo (sáb/18h) e Sandra Simões (dom/18h30), 14 e 15.12, 14h/21h, com entrada gratuita
Ocupar lugares históricos e equipamentos culturais da cidade de Salvador oferecendo arte, cultura e entretenimento para toda a família é o principal objetivo do ROZÊ OCUPA – projeto de expansão e empreendedorismo feminino da Feira Artística Feminista, BaZá RoZê, que chega, pela primeira vez, nos dias 14 e 15 de dezembro (14h às 21h), no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (Corredor da Vitória), como parte da celebração dos 55 anos de fundação do espaço e trazendo como tema “NATAL ASTRAL” – uma edição especial inspirada no encantamento da diversidade, da alegria, do acolhimento e cuidados genuínos.
O museu foi idealizado por D. Margarida Costa Pinto e teve sempre à frente uma equipe feminina em sua gestão inicialmente formada e liderada por sua própria instituidora. O casarão do museu foi erguido em 05/11/1969 para ser residência do casal, mas passou a ser um presente para a capital baiana e turistas terem acesso a um acervo composto por 3.175 exemplares, incluindo artes decorativas do século XVII às primeiras décadas do século XX. Antes conhecido apenas por Museu Carlos Costa Pinto, o lugar passou a ser renomeado para trazer também o nome de D. Margarida a partir de março deste ano (26/03/2024), simbolizando um compromisso com a igualdade de gênero e reconhecimento da contribuição de Margarida Costa Pinto, homenageando sua visão e legado.
Para terminar o ano em grande estilo marcam presença no NATAL ASTRAL: a atividade infantil inédita apresentada pelas artistas Nanda Costa e Lan Lanh – o cineminha Uki kirê ké (sáb/ 15h às 18h) – projeto de entretenimento infantil audiovisual criado por Nanda Costa, Lan Lanh e Orlando Ávila Kilesse. As histórias musicadas, contadas em animações feitas em 2D stop motion e paper cut, são conduzidas por seis personagens. Durante o BAZÁ ROZÊ, o público terá a oportunidade de assistir aos episódios do Uki Kirê Ké numa tenda cineminha. As crianças também irão se divertir com oficinas e brincadeiras sobre os personagens do canal. As duas encontraram um CD com criações da percussionista feitas anos atrás para um projeto antigo e daí resolveram lançar o material mais de 20 anos depois, após o nascimento das gêmeas Kim e Tiê. Por conta do desejo de transformar as músicas em vídeos de entretenimento, convidaram o artista Orlando Ávila Kilesse. O músico Luiz Caldas faz uma participação especial fazendo a voz do T-Rex no episódio “Terra dos Dinossauros”. Os clipes do Uki Kirê Ké são lançados mensalmente no canal do Youtube do projeto e em todas plataformas de áudio.
A programação do RoZê continua com a área livre para atividades lúdicas com brinquedos sustentáveis para crianças de diversos tamanhos e idades (sáb/dom, 15h às 18h), oficinas de gravuras e pingentes decorativos (sáb/dom, a partir das 15h, inscrições gratuitas com vagas limitadas), performances e oficina de dança do ventre com Janah Ferreira (16h às 17h, inscrições gratuitas com vagas limitadas) e contação cantada da história “Morada” com a escritora Lucianna Ávila e o músico Marcos Bezerra; além dos shows dos músicos Vanessa Melo e Estevam Dantas apresentando um repertório variado de canções afrobrasileiras (sáb/18h) e Sandra Simões, Estevam Dantas e Leonardo Bittencourt com “4 Mestres da MPB” – uma homenagem a Gil, Caetano, Milton e Paulinho da Viola (dom/18h30). O BaZá RoZê, vem se estabelecendo ao longo de 06 anos como um espaço de convivência pluricultural para todas as idades, como diz Brenda Medeiros, a idealizadora do projeto: “O RoZê ativa memórias, constrói laços, facilita trocas afetivas como lições para seguirmos em busca de nossos sonhos e nos identificarmos cada vez mais com a nossa história”. Segundo a gestora do RoZê, a parceria com o MCMCP é uma honra para a feira pois valoriza ainda mais o cenário cultural da cidade. “O museu vem expandindo o compromisso de manter viva a memória cultural da Bahia e esse desejo casa com nossa missão de convidar os baianos a conhecerem ainda mais o lugar de onde vieram e moram”.
55 DO MCMCP
Ao longo de seus 55 anos, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto consolidou-se como uma referência na preservação da memória baiana, oferecendo programas educativos, exposições de grande relevância e estabelecendo parcerias internacionais. No acervo do MCMCP tem como destaque o cotidiano da sociedade Baiana dos séculos XVIII ao XX, especialmente através de suas joias e objetos de uso pessoal, como as icônicas “Joias de Liberdade”, antes conhecidas como joias de Crioulas, a maior coleção em museus – peças usadas por mulheres negras que se destacaram como as integrantes de Irmandades Negras e Sacerdotisas dos cultos de matrizes afro-brasileiros.
HISTÓRICO ROZÊ
O BaZá RoZê é uma feira de arte formada, em sua maioria, por profissionais autônomas que atuam na economia criativa e tem como objetivo principal criar e favorecer espaço de vivências, trocas, saberes lúdicos e artísticos no calendário cultural de Salvador. O projeto impulsiona a cultura regional e a geração de renda para dezenas de famílias, além de fortalecer o empreendedorismo e o empoderamento feminino das artesãs. Fundado na Casa Rosada dos Barris (2018), o RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais – Palacete das Artes, MAC – BA (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), MAM – BA (Museu de Arte Moderna da Bahia), Goethe-Institut SSA-BA, Aliança Francesa de Salvador e Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris). Participou de várias de várias edições do Verão da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia (Pelourinho), Casa Ninja Bahia (Rio Vermelho), Virada Sustentável (Palacete das Artes), também foi atração dos Festivais de música: Sangue Novo (Trapiche), Radioca (Fábrica Cultural- Ribeira), Novíssimos Labs (Pelourinho) e do Festival Vinho na Vila no MAM – BA, além de ter promovido festivais próprios na Casa Rosa (Rio Vermelho) e na Casa Pia de São Joaquim (Calçada).
PROGRAMAÇÃO NATAL ASTRAL – ROZÊ OCUPA DEZEMBRO – MUSEU CARLOS E MARGARIDA COSTA PINTO, CORREDOR DA VITÓRIA- SSA/BA
14 e 15 DE DEZEMBRO/ 14H ÀS 21H/ ENTRADA GRATUITA
SÁBADO
– ATIVIDADES COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS/ A PARTIR DAS 14H
– OFICINA DE GRAVURA E ENFEITES CRIATIVOS /15H ÀS 17H
– DANÇA DO VENTRE COM OFICINA ABERTA/16H ÀS 17H
– UKI KIRÊ KÉ/15H ÀS 18H/APRESENTAÇÃO DE LAN LANH E NANDA COSTA
– SHOW VANESSA MELO E ESTEVAM DANTAS/ 18H30
DOMINGO
– ATIVIDADES COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS/ A PARTIR DAS 14H
– OFICINA DE GRAVURA E ENFEITES CRIATIVOS /15H ÀS 17H
– CONTAÇÃO CANTADA DA HISTÓRIA INFANTIL “MORADA” COM A ESCRITORA LUCIANNA ÁVILA E O MÚSICO MARCOS BEZERRA/15H30 E 16H30
– UKI KIRÊ KÉ/15H ÀS 18H/APRESENTAÇÃO DE LAN LANH E NANDA COSTA
– SHOW 4 MESTRES DA MPB – UMA HOMENAGEM A GIL, CAETANO, MILTON E PAULINHO DA VIOLA COM SANDRA SIMÕES, ESTEVAM DANTAS E LEONARDO BITTENCOURT/ 18H30