Por Raimundo Freire
Você vai para o carnaval e bebe uma, bebe a segunda, a terceira e assim por diante….
O seu estômago manda uma mensagem pro cérebro dizendo “Caramba, esse maluco tá bebendo muito liquido, tô cheião já aqui!!!”
O estômago e o cérebro não distinguem que tipo de liquido está sendo ingerido, eles sabem apenas que “é líquido”. E manda a seguinte mensagem para os rins:“meu camarada, filtra o máximo de sangue que tu conseguir, o cara aí tá maluco e tá bebendo líquido demais, vamos botar isso tudo pra fora, senão ferrou” . E o rim começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e enche rápido.
Daí vem a primeira corrida ao banheiro. O rim aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estômago manda outra mensagem pro cérebro “Cara, esse sujeito não para. Socorro!! Deu ruim! E agora ?!” O rim filtra feito um louco, só que agora o que ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas água (o líquido precioso do corpo). Por isso que as urinadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mais o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais “bêbado”. Aprendeu?
Chega uma hora que você tá com o teor alcoólico tão alto que seu cérebro te desliga. Essa é a hora que você desmaia. Ele faz isso porque pensa; “O cara tá a fim de se matar, vou apagar esse doido pra ver se assim ele para de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele”.
Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o cérebro dá a seguinte ordem pro sangue: apaguei o cara, agora a gente tem que tirar esse veneno do corpo dele. É o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora”.
O sangue obedece às ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o cérebro é constituído de 75% de água, ele é o que mais sofre com essa “ordem” e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.
Você pode evitar que essas indesejadas reações aconteçam com seu corpo, seguindo as orientações abaixo:
*Beba menos;
*Beba melhor;
*Fuja das bebidas de má qualidade, pois elas podem estragar sua festa;
*Evite misturas mirabolantes típicas das grandes festas;
*Não misture energéticos com álcool;
*Faça uso de bastante água;
*Não desgrude de sua bebida em locais aglomerados;
*Alimente-se bem.
*Aproveite mais