Ação promovida por ABI e ABAF consolida sucesso da parceria entre as instituições e reforça o compromisso do projeto com a cultura e a cidadania
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), parceiras no projeto #CirculeUmLivro, desembarcaram na Biblioteca Comunitária Mané Dendê, situada na Ilha Amarela, Subúrbio Ferroviário de Salvador. A ação, ocorrida na tarde desta quarta (18), entregou 155 exemplares à unidade, entre romances, livros sobre jornalismo e outros gêneros.
As obras, que passaram por um processo de triagem pela Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, da ABI, foram entregues a Jeane Rocha, coordenadora da Mané Dendê.
Emocionada ao lembrar de quando era criança e teve a sua paixão pela leitura alimentada por uma biblioteca comunitária, Jeane falou sobre a demanda de livros de ficção dos jovens da Ilha Amarela, incluindo 15 crianças que frequentam assiduamente um grupo de leitura e outros grupos de crianças PcD (Pessoa com Deficiência). Ao ver as embalagens de livros, ela antecipou a reação das crianças, entre risos.
“Quando eles veem assim as caixas já querem pegar tudo, querem abrir, levar tudo. É uma sensação muito boa. Eu, quando criança, era igual. Agora,vejo isso. É muito bom”, contou ela.
Cultura e cidadania
Para o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI, a doação realça o compromisso histórico da entidade com a cultura e, neste caso, com a promoção do livro e da leitura como absolutamente fundamentais. “Queremos conectar doadores com esses espaços importantíssimos e sempre ávidos por agregar novos títulos aos seus acervos. Nossa intenção é continuar colaborando com as bibliotecas comunitárias”, afirma.
Yara Vasku, coordenadora de Comunicação da ABAF, representou o diretor executivo Wilson Andrade. Segundo ela, a importância do gesto vai além do número de exemplares entregues.
“Para quem frequenta a biblioteca, o incentivo à leitura é um passaporte para novas descobertas, principalmente em uma área que historicamente enfrenta desafios no acesso à educação de qualidade”, observou a jornalista, que aproveitou para destacar o papel da ABAF no fortalecimento da cultura e da cidadania, por meio de ações voltadas para a educação e sustentabilidade.
A equipe técnica da ABI foi representada pela bibliotecária Valésia Vitória, responsável pela Biblioteca Jorge Calmon, e pela historiadora Débora Muniz, assistente do equipamento cultural e idealizadora da Odisseia Literária da ABI, clube do livro lançado em abril deste ano.
#CirculeUmLivro
A campanha #CirculeUmLivro nasceu dos esforços da ABAF e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), para incentivar a leitura e promover o acesso a livros em lugares públicos. Além de espalhar conhecimento, o projeto quer contribuir para a maior visibilidade das instituições/autores que trabalham com livro/leitura; incentivar a economia circular, para que um livro que já foi lido possa levar momentos especiais para outras pessoas e, com isso, aproveitar para conscientizar sobre a sustentabilidade do livro físico.
De caráter permanente, o projeto conta com a parceria de diversas instituições para arrecadar e circular livros paradidáticos. A ideia é realizar a troca de exemplares de diversos gêneros para que as pessoas possam retirar um livro gratuitamente e que também deixem outro no lugar para o próximo em um dos pontos disponibilizados.
A ABI é um dos pontos de circulação de livros e incentivo à leitura do projeto #CirculeUmLivro. Além de abrigar um estande de coleta e troca de livros paradidáticos, a ABI tem no clube literário um espaço para formar novos leitores e promover a circulação de conhecimento.