O Palco Aberto Boca de Brasa receberá os resultados das oficinas construídas pelos participantes, além de apresentações de artistas baianos como Leno Sacramento e Rose Ratinha
Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, o Teatro Módulo receberá o evento de certificação da Escola Criativa Boca de Brasa (ECBB), Polo Gantois, realizado pelo ICEAFRO, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura de Salvador e SEMDEC. O Palco Aberto Boca de Brasa é um evento aberto ao público, destinado a apresentações culturais com livre participação de artistas e grupos da comunidade, e também para compartilhamento dos produtos das oficinas realizadas entre abril e agosto, nos cursos de audiovisual, gastronomia, música percussiva, sonorização e contrarregragem.
O Palco Aberto, marcado para começar às 17h, contará com apresentações culturais de artistas baianos, como a esquete do espetáculo Encruzilhada, de Leno Sacramento, o grupo percussivo Filhas do Som, sob regência de Rose Ratinha, e a performance dos multiartistas Nut e Dricca Bispo. Serão exibidas ainda as curtas produzidas pelos e pelos participantes da oficina de audiovisual, filmes que trazem fragmentos e relatos da História do Terreiro Mãe Menininha do Gantois.
A Escola Criativa Boca de Brasa tem o objetivo de fomentar a cultura e a cidadania, potencializando a criatividade na cidade. As turmas foram compostas por jovens e adultos envolvidos nos campos da cultura e/ou da economia criativa, com acesso a metodologias de educação criativa, diferentes professores e linguagens. O programa incluiu ainda módulos básicos de identidade e mídias sociais, além de atividades complementares, como visitas técnicas e recreativas aos bens culturais.
Em 2023, o ICEAFRO também executou o projeto dos Pólos Criativos Boca de Brasa no território de Valéria, e neste ano, a OSC atuou em dois territórios, o Polo Barra-Pituba, com aulas no Centro Cultural Mãe Carmen do Gantois, e Polo Itapoã, com atividades na sede do Malê Debalê. O Palco Aberto e a certificação do Polo Itapoã estão marcados para o dia 12 de setembro na sede do Malê.
Fundado sob três princípios da existência negra na Diáspora — Ancestralidade, Identidade e Resistência — o ICEAFRO tem uma trajetória de 30 anos de promoção da equidade racial e de gênero por meio de ações de educação, cultura e profissionalização direcionadas às comunidades. Com metodologias afrorreferenciadas nos territórios, o Instituto traz no currículo um conjunto de iniciativas que marcaram a história da educação afrocentrada e da luta pelos direitos da população negra na Bahia.
Dentre eles, a “Escola Plural: A Diversidade Está na Sala”, o “Escritório de Garantia de Direitos da Juventude Negra”, o “Trocas Quilombolas: Agenda Político-Cultural para Quilombos”, as “Diretrizes Curriculares para Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Rede Municipal de Ensino de Salvador”, entre outras.
Essas ações são fruto da seleção da proposta do ICEAFRO no Edital 06/2023 Polos Criativos Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.
SERVIÇO
O QUE? Palco Aberto Boca de Brasa – Polo Gantois e Certificação
QUEM? ESCOLA CRIATIVA ICEAFRO GANTOIS
QUANDO? Terça, 09/03/2024, 17h
ONDE? Teatro Módulo – Pituba
ENTRADA GRATUITA