A executiva baiana Ticiana Ramos está por trás de uma das maiores apostas de uma tradicional joalheria norte-americana, a Jewelmak: a Coleção Ipanema, inspirada na vivacidade do Brasil. Com lançamento oficial durante o Jewelers International Showcase (JIS), que aconteceu esta semana em Miami (Flórida), a coleção reflete o momento de destaque do país no exterior, potencializado pelo Oscar de Ainda Estou Aqui e pela crescente popularidade de nomes como Fernanda Torres.
Responsável pela ideia de valorizar pedras preciosas brasileiras – como opalas, ametistas, turmalinas, rubis e esmeraldas –, Ticiana analisou dados de vendas que apontaram um crescimento de 191% em produtos relacionados ao Brasil. Formada em Gestão de Eventos, com um MBA em Marketing Digital e passagens por projetos de expansão de grandes marcas no Nordeste, ela reforça seu papel ao propor soluções que unem cultura, inovação e resultados.
No início de sua carreira, em Salvador, Ticiana adquiriu experiência em áreas como psicologia, marketing, mídia e organização de eventos. Esse repertório plural a levou a ocupar cargos de liderança na Universidade Estácio e na Unilever, coordenando aberturas de mercado de forma remota e aprimorando suas habilidades de gestão de produtos. Já em Nova Iorque, engajou-se em um bootcamp de Product Management e atuou voluntariamente em uma startup para mostrar seu valor em solo norte-americano. Hoje, na Jewelmak, consolida a presença do Brasil no disputado mercado de luxo.
“Quando apresentei a proposta ao nosso CEO, quis ressaltar não apenas a exuberância das joias, mas o potencial emocional que o Brasil desperta nos consumidores”, afirma Ticiana. “É emocionante mostrar ao mundo um pouco da nossa essência.”
POR QUE ACOMPANHAR TICIANA RAMOS
- Visão Estratégica Multissetorial: Atuou em comunicação, educação e grandes projetos de bens de consumo.
- Psicologia Aplicada: A vivência acadêmica ajuda a decifrar comportamentos de compra.
- Inovação e Dados: Decisões pautadas em pesquisas e análise de mercado.
- Reconhecimento Global: Em plena ascensão nos Estados Unidos, reforça o nome do Brasil no setor de luxo.