Dermatologista Fátima Tubini esclarece e alerta sobre os riscos do bronzeamento artificial à saúde
Com a chegada do verão, a busca pelo tom dourado ideal aumenta, mas existe alguns riscos à saúde. “Não existe bronzeado saudável obtido através da exposição solar desprotegida. Quando a pele muda de cor, é um sinal de que já houve dano causado pelos raios ultravioleta”, explica a dermatologista Fátima Tubini. Esse processo, além de acelerar o envelhecimento da pele, eleva significativamente o risco de câncer de pele, uma das condições mais prevalentes no Brasil.
A especialista Tubini reforça que métodos como o bronzeamento artificial não são apenas arriscados, mas extremamente prejudiciais. “A Organização Mundial da Saúde classifica essas câmaras como agentes carcinogênicos, ou seja, que causam câncer. Mesmo uma única sessão pode representar um perigo real à saúde da pele”. Esse alerta visa desestimular o uso dessa prática, que continua sendo utilizada por muitas pessoas desinformadas.
Para quem deseja manter a pele saudável sem abrir mão de um bronzeado, os autobronzeadores são a melhor solução. “Esses produtos atuam na camada superficial da pele, oferecendo um tom dourado uniforme e seguro, sem qualquer impacto prejudicial às células cutâneas”, diz a especialista Fátima. Além disso, a dermatologista reforça que a proteção solar deve ser mantida, mesmo com o uso de autobronzeadores.
A dermatologista Fátima Tubini ressalta que manter a pele saudável exige uma rotina de cuidados.
- Uso de protetor solar com FPS adequado para o seu tipo de pele, reaplicado a cada duas horas.
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa.
- Apostar em barreiras físicas como chapéus, roupas com proteção UV e óculos de sol.
“Cuidados simples podem prevenir doenças graves e preservar a juventude e saúde da sua pele”, finaliza a dermatologista.
Sobre a Dra. Fátima Tubini
Referência em cuidados e tratamentos dermatológicos, a Dra. Fátima Tubini atua na área da dermatologista há quase 20 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Ciências Médicas e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela AMB e Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em sua trajetória, trabalhou com o público infantil na área de pediatria. Atualmente, a profissional proporciona através de procedimentos dermatológicos e estéticos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus pacientes.