A peça teatral é uma adaptação da obra de Erasmo de Rotterdam e tem direção do premiado diretor Eduardo Figueredo
A CAIXA Cultural Salvador apresenta de 8 a 10 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo) o espetáculo teatral Elogio da Loucura, com a atriz Leona Cavalli. A peça teatral é uma adaptação da obra de Erasmo de Rotterdam, O Elogio da Loucura, considerada umas das obras mais influentes da civilização ocidental. A produção tem direção do premiado diretor Eduardo Figueredo, e se destaca como sucesso de público. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de meio-dia de terça-feira, 05 de novembro, via plataforma Sympla.
Em uma adaptação primorosa, a atriz Leona Cavalli e o diretor Eduardo Figueiredo apresentam uma versão teatral inspirada no livro “O Elogio da Loucura” de Erasmo de Rotterdam. O filósofo viveu na idade média e tornou-se um dos maiores escritores, humanistas e teólogos de todos os tempos. A obra, escrita como uma sátira à sociedade dos séculos XV e XVI, tornou-se atemporal e profundamente atual, por apresentar uma nova visão da loucura, expondo as relações de poder na sociedade, na política e na igreja, como espelhos de si mesma.
Na versão para o teatro, a Loucura é interpretada pela atriz Leona Cavalli e se apresenta como personagem, mantendo a ótica, o sarcasmo e a sagacidade do conteúdo original da obra. Como definição gramatical, loucura é insanidade, porém o autor não a representa dessa forma, mas sim como parte da estrutura do nosso mundo que, como tal, clama por ser reconhecida e aceita.
O diretor da peça, Eduardo Figueiredo, pontua quanto à atemporalidade da obra, ressaltando que “em um momento com tantas adversidades e repleto de inversões de valores éticos, políticos e sociais, um momento em que o homem apresenta sérios sinais de retrocesso e barbárie, a obra de Erasmo de Rotterdam nos apresenta uma importante reflexão sobre civilidade e empatia nos dias atuais”, diz o diretor.
A atriz Leona Cavalli ressalta “sempre fui apaixonada por esse texto de Erasmo de Rotterdam, inédito no teatro brasileiro, e incrivelmente atual, lúcido e necessário, por identificar a Loucura como parte da condição humana que, quando integrada, torna-se potência de transformação, arte e liberdade”, diz a atriz, que irá interpretar a Loucura.
O espetáculo é pontuado ainda com música ao vivo que transita entre o popular e o erudito, executado pelos talentosos: Rafa Ducelli no Violoncelo e Cika na Percussão, e traz várias referências da Loucura: nas artes, na história e na sociedade, completando a encenação, repleta de ironia e humor.
Serviço:
[Teatro] Elogio da Loucura, com a atriz Leona Cavalli
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador – BA
Datas: De 08 e 10 de novembro (Sexta-feira a domingo)
Horários: sexta e sábado, às 20h e domingo às 19h.
Duração: 75 min
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) – Vendas a partir de meio-dia de 05 de novembro de 2024 no Sympla
Informações: (71) 3421-4200| CAIXA Cultural| @CaixaCulturalSalvador
Acesso para pessoas com deficiência e sessões com intereprete de libras
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal