Agenda reúne oficinas, contação de histórias, exposições, cinema e sarau
A CAIXA Cultural Salvador elaborou uma programação especial de arte-educação para a semana da consciência negra, com uma série de atividades voltadas a reflexão sobre a importância e a valorização da cultura de origem africana, em alusão ao dia 20 de novembro. A agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira contempla oficinas, contação de histórias, exposições, musicais e sarau. As atividades oferecidas são todas gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site CAIXA Cultural.
A programação completa pode ser conferida abaixo:
Contação de Histórias:Olelê: uma antiga cantiga da África
No dia 23 de novembro (sábado), às 10h, ocorre a contação de uma tradicional cantiga infantil do povo que vive às margens do Rio Cassai, na República Democrática do Congo. A canção cita palavras de origem bantu introduzidas no Brasil na época da escravidão. Na época da cheia, quando as águas do Rio Cassai sobem, quem está nas áreas baixas precisa migrar para os lugares mais altos. É hora de cantar a música que vai dar coragem às crianças que terão que atravessar o rio. Quando o homem mais velho da aldeia chama os mais novos assim: “Olelê, olelê!”, eles entendem que é para a criançada se reunir, entrar nos barcos e começar a perigosa travessia. Baseada no livro “Olelê: uma antiga cantiga da África”, de Fábio Simões.
Cinema: Documentário “Othelo, O Grande”
No dia 26 de novembro (terça-feira), das 10h às 12h30, a CAIXA Cultural Salvador realizará a exibição do documentário “Othelo, O Grande”, dirigido por Lucas H. Rossi, que narra a vida de Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo. Após a sessão, ocorre um bate-papo virtual mediado por Zezé Motta, permitindo que o público interaja e faça perguntas. São 70 vagas disponíveis para pessoas a partir de 14 anos.
Oficina – Modaé arte? Identidade, memória e representatividade:
Na terça-feira (26), o público poderá explorar a intersecção entre moda e arte nesta oficina que culmina em um desfile das peças produzidas em sala de aula. A atividade ocorrerá das 14h às 17h e o desfile ocorrerá às 18h. A mediação da oficina ficará a cargo de Loo Nascimento, conhecida como Neyzona, que é modelo, empresária, apresentadora e influenciadora digital. A artista baiana combina moda, cultura e militância estética em suas produções. A oficina Moda é Arte? vai ofertar 35 vagas para pessoas a partir de 16 anos.
Por trás da cena – Oficina “Brincar, criar e cantar com as nossas raízes”
A oficina conduzida pelo grupo Bonde da Calu ocorre na quarta-feira (27), das 9h30 às 11h, e propõe uma abordagem criativa e envolvente, combinando contação de histórias, brincadeiras, jogos teatrais e técnicas de musicalização. As crianças terão a oportunidade de explorar, de forma lúdica e interativa, os aspectos da cultura afro-brasileira e as tradições de seus antepassados. Serão 35 vagas, para público de todas as idades.
Espetáculo “Sarauzinho da Calu”
Também na quarta-feira (27), às 15h, o Bonde da Calu apresenta o espetáculo “Sarauzinho da Calu”, uma produção premiada do grupo que conquistou o Braskem de Teatro, em 2020. A peça narra a história de Calu, uma menina curiosa que descobre e se apropria da riqueza de sua ancestralidade, inspirada no livro “Calu: Uma Menina Cheia de Histórias”.
Música: Ritmos africanos com instrumentos não convencionais
No dia 28 de novembro, às 15h, a oficina “Ritmos africanos com instrumentos não convencionais” vai explorar, na teoria e na prática, o potencial de como elementos simples e comuns, como copos, colheres e até objetos naturais podem se transformar em instrumentos musicais. As vagas são limitadas a 15 participantes, com um acompanhante por criança de 8 a 11 anos.
Oficina Escrita e Africanidades: Diálogo com Cidinha da Silva
O encontro, que ocorrerá no dia 28 de novembro (quinta-feira), às 19h, promoverá diálogos e orientações sobre a construção literária e para aqueles que desejam aprimorar na prática de escrita, com a renomada autora Cidinha da Silva e mediação de Lívia Natália. São 70 vagas disponíveis para interessados a partir de 14 anos.
Oficina Raízes e ritmos: Canto coral para pessoasidosas
A oficina de canto coral voltado para pessoas idosas acontece no dia 29 de novembro (sexta-feira), das 10h30 às 13h30. Após a oficina, haverá uma apresentação do Coral Renascer no Foyer da CAIXA Cultural Salvador com um repertório especial voltado para a música afro-brasileira. Esta atividade possui 35 vagas disponíveis, para pessoas a partir de 60 anos.
A programação completa e as inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo site da CAIXA Cultural.
SERVIÇO:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Acesso a pessoas com deficiência
Inscrições gratuitas: Site daCAIXA Cultural
Informações: Site CAIXA Cultural e Instagram @CAIXACulturalSalvador