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Cartago aposta na tendência ‘confortável elegante’ para todo tipo de homem

  • Atitude, Destaque 1-atitude, Moda, Sub-Editoria Atitude
  • 2024-12-26
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Elegância e conforto são os pontos altos da marca (Foto: Divulgação/Cartago)

Com linhas divididas por territórios, marca quer estar nos pés nos momentos mais esportivos até os mais formais

Vistos antes como opções mais casuais voltadas ao ar livre, como praias e outras situações de lazer, os chinelos e sandálias têm ganho cada vez mais espaço no dia a dia masculino, se tornado tendência nas passarelas, mostrando uma enorme versatilidade para todas as ocasiões. Essa tendência teve início com grandes grifes, como Chanel, Hermès e Miu Miu, que ascenderam o calçado ao topo da moda, marcando forte presença no verão de 2023/24. E, segundo a Vogue, eles vieram para ficar, sendo utilizados inclusive no inverno. Isso é resultado de uma busca, cada vez maior, pelo conforto nos looks, sem perder a elegância.

A Cartago, marca de calçados do universo casual, aposta nesta tendência desde seu início e traz produtos diversos em seu catálogo, combinando conforto, preço e estilo, divididos em categorias denominadas “territórios”, que vão de modelos para os homens mais esportivos e também os formais. “O importante é se sentir bem. A roupa deve ser uma expressão de cada um e não uma definição generalizadora”, comenta Airton Sato, gerente de design da Cartago.

A marca, criada em 2009, surgiu, justamente, da necessidade de uma linha que se diferenciasse da esportividade da Rider, outra marca da Grendene. Dessa forma, foram definidas algumas diferenças, como por exemplo, o uso de cores mais escuras e neutras pela Cartago, para trazer a referência ao “clássico”.

Sato comentou, ainda, sobre outros fatores preponderantes para que os calçados tenham entrado de vez no vestuário do brasileiro. Um deles é o clima tropical, que, junto com a busca por conforto, fez com que os chinelos se tornassem quase obrigatórios nas sapateiras. “Antigamente usava-se muito terno, mas, num calor de 40 graus, como fazer? Dessa forma, nos últimos anos, se tornal normal vestir uma camisa social sem gravata. A mesma situação com os chinelos e mochilas, que tinham uma imagem pejorativa de ‘irresponsabilidade’”, comenta.

Mas, como manter a formalidade usando chinelos? A verdade, segundo o gerente de design, é que, após a pandemia, muitos códigos foram desmistificados. “O importante é estar confortável. Experimentei, gostei, ‘já era’. A palavra de agora é conforto. Quem oferecer isso, sai na frente”, enfatizou, emendando dicas para o uso dos calçados. “Chinelos arrumados, com proporções largas e acabamentos diferentes trazem um aspecto elegante e serve para compor looks. Uma combinação interessante é com o linho, que está de volta, em evidência, deixando o look um ‘elegante despojado’”, conclui.

Campanha

A Cartago lançou, na segunda-feira (9), sua campanha de final de ano: “Celebre histórias, viva novas memórias”, que enfatiza a mentalidade positiva do brasileiro, que nunca deixa de sonhar e ser otimista, apesar das dificuldades. Por meio dela e dos creators convidados (@zanqoficial, @badincolono e @brenojaco), a marca visa incentivar as pessoas a criarem memórias por meio dos momentos casuais, aproveitando cada segundo com conforto e ao lado dos familiares e amigos, fortalecendo as relações, elementos fundamentais do branding da Cartago.

Produtos em destaque

Cartago Casablanca Dedo com carteira (R$ 99,99) – O kit Cartago Casablanca com carteira compacta, oferece conforto, praticidade e elegância. O calçado tem uma palmilha de conforto e tiras largas que dão segurança ao calce. O cabedal com mix de texturas é super versátil para combinar com os looks casuais, enquanto a carteira é leve e ideal para levar no bolso e com um design cheio de personalidade.

Cartago Maranello Dedo (R$ 119,99) – Para quem gosta de esportes de velocidade, o chinelo de dedo Cartago Maranello é inspirado nos carros de corrida retrôs, reunindo muito estilo e conforto para os momentos casuais. Solado robusto, palmilha acolchoada e tiras largas com forro de EVA dão segurança ao calce e muito conforto, sem contar as faixas esportivas nas laterais que dão muito estilo aos looks.

Cartago Sintra Dedo (R$ 79,99) – O chinelo de dedo Cartago Sintra é um lançamento focado no conforto, contando com um cabedal com forro de EVA, e elegância, com detalhes minimalistas, mix de texturas e sobreposições para compor um look casual e cheio de elegância. Sola com anatomia com amortecimento especial e palmilha anatômica massageadora para garantir um super conforto durante o uso.

Todos os produtos em destaque e a linha completa da Cartago estão disponíveis no e-commerce da marca e nas lojas parceiras pelo Brasil.

Mercado vegano em alta

Todos os produtos da Cartago são veganos, registrados na Vegan Society, livres de testes em animais e componentes de origem animal. Além disso, toda a produção é realizada no Brasil, em fábricas da Grendene, detentora da marca Cartago, que contam com energia elétrica 100% limpa e com o compromisso de não destinar nenhum resíduo industrial para aterros sanitários. A marca ainda se compromete com quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e consumo e produção sustentáveis.

Trabalhar com produtos veganos fez a Cartago avançar na jornada de sustentabilidade, contribuindo diretamente para a diminuição da pegada de carbono da empresa, que é a menor do mercado calçadista (210,85 gCO2e/par).

De acordo com um estudo da Allied Market Research, divulgado pela CNN Brasil, o mercado vegano tem expectativa de crescer mais de US$ 36,3 bilhões (R$ 190,4 bilhões) até 2030. Além disso, segundo o Ministério da Economia, na última década, o número de empresas abertas com o termo “vegano” no nome cresceu mais de 500%.

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