O evento acontece até 17/08 e contará com missas, sambas e edição especial do Preta Degusta, com pratos elaborados pelos afroempreendedores da região
A tradicional e bissecular Festa da Nossa Senhora da Boa Morte começou nesta terça-feira (13), em Cachoeira, no recôncavo baiano. A programação do evento, que é patrimônio imaterial do estado desde 2010, segue até sábado (17). Durante os dias que acontece o evento, a Casa PretaHub de Cachoeira será ponto de apoio para a imprensa e estão sendo disponibilizadas mesas, cadeiras, ponto de energia e internet.
O evento atrai turistas nacionais, internacionais e homenageia a Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras. É uma confraria religiosa afrocatólica brasileira que, por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros negros escravizados.
A Casa PretaHub realizará também a edição especial do Preta Degusta que será uma experiência com combinação de sabor, cultura e arte, oferecendo pratos autênticos e uma feira de artesanato que destaca a criatividade e o talento dos nossos afroempreendedores, com apoio do Instituto Assaí por meio do programa Academia Assaí.
A festividade começa no dia dedicado às falecidas, com as irmãs vestidas de branco saindo em procissão, carregando uma imagem em um andor em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Amanhã, dia 14, será realizada uma procissão saindo da sede da Irmandade, onde as irmãs carregam velas e entoam cânticos que fazem menção à dormição de Nossa Senhora. O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Glória, com as irmãs levando flores e carregando o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde é celebrada uma missa e ocorre a transferência dos cargos, com a posse da nova comissão de festa.
Programação:
14 de agosto – Quarta-feira
19h – Missa da dormição de Nossa Senhora, na capela de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida de uma procissão
15 de agosto – Quinta-feira
6h – Alvorada festiva
10h – Missa solene de Nossa Senhora da Glória, na Igreja Matriz do Rosário. Em seguida, procissão e a posse da comissão para o ano de 2025
12h – Tradicional valsa das irmãs
13h – Feijoada na sede da irmandade, seguida de samba de roda
16 de agosto – Sexta-feira
18h – Cozido, seguido de samba de roda no largo D´Ajuda
17 de agosto – Sábado
18h – Tradicional caruru e samba de roda no largo D´Ajuda
Serviço:
Casa PretaHub Cachoeira/Ba: R. Vinte e Cinco de Junho, 4 – Cachoeira, BA, 44300-000
Contato: 75 8840-1808
Sobre a Casa PretaHub Cachoeira
A Casa Preta Hub, que faz parte do projeto PretaHub, inaugurou uma unidade na Praça 25 de Junho. Um espaço de valorização da cultura negra, que fomenta novas economias, pautadas na criatividade e colaboração. Equipado para apoiar artistas e afro empreendedores locais a produzir conteúdo para o digital e promover seus negócios, além de ser uma pousada e ter mensalmente uma programação diversa, fazendo uma conexão com o afrofuturismo. A ancestralidade está por todas as partes, o que faz a viagem se tornar necessária para quem busca conexão, aprendizado e tempo para contemplar o belo.