Especialista em nutrição que fundou marca de chocolate saudável explica como inserir o doce em dietas saudáveis sem abrir mão do sabor.
O chocolate é um dos produtos alimentares mais consumidos globalmente. Ele integra uma ampla variedade de sobremesas e está presente na rotina de indivíduos que não abrem mão de um “docinho” após as refeições. Mas como o chocolate se encaixa em dietas mais equilibradas e saudáveis? Para os apreciadores desse alimento, a boa notícia é que não é necessário eliminá-lo da dieta, mas sim priorizar suas versões com menor teor de açúcares e gorduras.
Com o aumento da demanda por opções alimentares saudáveis e o crescimento anual de mais de 12% nesse mercado, de acordo com dados da Brasil Food Trends, diversas empresas têm investido no desenvolvimento de produtos que aliam saúde e sabor. “O chocolate é derivado do cacau, uma fruta rica em fibras, antioxidantes e minerais. Ao buscarmos opções mais saudáveis, é essencial compreender o processo de fabricação do chocolate. Produtos com menor percentual de cacau frequentemente contêm maiores quantidades de açúcares e aditivos, sendo nutricionalmente inferiores. O ideal é escolhermos chocolates amargos, com no mínimo 51% de cacau”, afirma Aline Quissak, nutricionista e pesquisadora especializada em sinergia alimentar, além de sócia da AMEIzi Chocolate.
Criada com o propósito de democratizar o consumo de chocolate como uma alternativa saudável, a AMEIzi é uma marca da Cuore di Cacao, que utiliza em suas formulações cacau de alta qualidade, além de ingredientes de alto valor nutricional.
Ao aliar pesquisas nutricionais com mais de 20 anos de expertise no setor de chocolates, representados pelas sócias Carolina e Bibiana Schneider, a AMEIzi se compromete a entregar um produto não apenas saudável, mas com perfil sensorial atraente, capaz de atender consumidores de diversos segmentos.
“O chocolate é amplamente apreciado por seu sabor e pela sensação de conforto que proporciona. Não podemos desenvolver um produto meramente saudável, que não preserve o apelo sensorial no paladar dos consumidores. Por isso, além do aspecto nutricional, cuidamos para que a receita entregue a mesma experiência de sabor que os consumidores esperam do chocolate tradicional”, explica Bibiana Schneider, chocolateira e sócia da AMEIzi.
O mais recente lançamento da AMEIzi, os Cups de Manteiga de Amendoim, exemplifica o posicionamento da marca. Com formulação zero lactose, zero açúcares e sem glúten, os Cups podem ser consumidos como sobremesa, lanche ou até mesmo como opção de pré-treino. Vendidos em embalagens com duas unidades, são uma alternativa prática para diferentes estilos de dieta, disponíveis a partir de R$ 12,00 no site oficial: ameizichocolate.com.br.
“Graças aos flavonoides, compostos antioxidantes presentes no cacau, o consumo de chocolate está associado a benefícios à saúde cardiovascular, à melhoria da memória e concentração, à prevenção de doenças neurodegenerativas e à redução do risco de hipertensão, além de auxiliar no controle do colesterol, quando ingerido com moderação e em suas versões mais puras”, complementa Quissak.
Como comprar?
A linha de produtos da AMEIzi está disponível para compra online através do siteLink, com entregas para todas as regiões do Brasil. Além disso, a marca está em processo de expansão comercial, com o objetivo de disponibilizar seus produtos em supermercados e lojas especializadas em produtos saudáveis.