No dia 23 de setembro, será divulgado o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional
Cinco coproduções do Canal Brasil estão habilitadas a concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2025: “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas; “Levante”, de Lillah Halla; “Metade de Nós”, de Flávio Botelho; “Motel Destino”, de Karim Aïnouz; e “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum. No dia 23 de setembro será revelado o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2025.
Em “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, acompanhamos a trabalhadora rural Joana, que se muda para São Paulo e luta para sobreviver. Já Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai. No drama “Metade de Nós”, de Flávio Botelho, Francisca (Denise Weinberg) e Carlos (Cacá Amaral) são um casal na terceira idade que vive o luto pela perda de seu único filho. “Levante”, da diretora Lillah Halla, premiada na categoria Melhor Direção de Ficção no Festival do Rio de 2023, conta a história de Sofia (Ayomi Domenica), uma jogadora de vôlei de 17 anos que descobre uma gravidez indesejada
Em cartaz nos cinemas, o thriller erótico “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, também é uma coprodução do canal. Ambientado em um motel no Ceará, a trama gira em torno de Heraldo (Iago Xavier) que muda a vida dos administradores do motel, Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha). No drama “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum, a jovem Elisa (Fernanda Marques) é internada à força em um centro psiquiátrico, conhecido como Colônia. O filme é inspirado no livro “Holocausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex, e originado da série “Colônia“, lançada pelo Canal Brasil em 2021.
Coproduções do Canal Brasil habilitadas a concorrer a uma vaga no Oscar®️ 2025:
“Cidade; Campo”
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.
“Levante”
Direção: Lillah Halla
Sinopse: A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.
“Metade de Nós”
Direção: Flávio Botelho
Sinopse: Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, o casal se separa. Cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.
“Motel Destino”
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias e sua frustrada e bela esposa Dayana. Quando Heraldo, de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e o deixa ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.
“Ninguém Sai Vivo Daqui”
Direção: André Ristum
Sinopse: No começo dos anos 70 a jovem Eliza é internada à força pelo pai no Hospital Psiquiátrico Colônia, por ter engravidado do namorado. Após passar por muitos abusos, Elisa, junto com outros colegas injustiçados, lutará para encontrar uma maneira de fugir dessa sucursal do inferno.