Conheça cinco curiosidades sobre os clubes de alto padrão exclusivos para membros.
O ponto de partida foi há exatos 30 anos. Era 1995 quando o empresário Nick Jones decidiu criar um ambiente então até inédito: um clube de luxo reservado e exclusivo, com atmosfera ideal para a conexão de pessoas e negócios. Assim foi inaugurada a primeira Soho House, que atualmente possui 42 unidades no mundo todo, inclusive no Brasil, em São Paulo. Nos clubes de luxo, a sofisticação e a discrição caminham juntas para que os associados desfrutem de momentos de lazer e negócios com exclusividade.
A tendência logo ganhou força na Europa e nos Estados Unidos. O mais tradicional clube de luxo do mundo, o Soho House, já chegou a ter mais de 100 mil pessoas na fila de espera e é um local frequentado por muitos famosos e artistas como o Príncipe Harry e Meghan Markle. Para ser associado de business lounges, nem sempre basta ter dinheiro para investir. O Quai D’Orsay, clube referência de São Paulo, por exemplo, possui como política só aceitar novos membros a partir de periodicidade de sócios ativos. A rede exclusiva de associados torna os ambientes ainda mais misteriosos e atrativos.
Eles podem estar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, mas segue uma cartilha semelhante. Decoração sofisticada, culinária de alto padrão, ambiente exclusivo propício para novas conexões e privacidade para seus membros. Essas são algumas características presentes nos clubes. As opções de experiências, que vão de partidas de poker até jantares e viagens, são outras diferenciais. Em muitos dos clubes, os associados procuram espaços atrativos para apreciar bons charutos. O Caruso Lounge, em São Paulo, por exemplo, oferece serviços exclusivos, ofertas de luxo, além de opções de charutos e cachimbos de alto padrão.


Caruso Lounge SP e Cigar Lounge do No. Ten Manchester Street Hotel
Em Salvador, apenas um espaço alia experiências únicas e atmosfera para a criação de novas conexões de maneira exclusiva e reservada. Trata-se do business lounge O Letão, localizado na Bahia Marina. O clube foi inaugurado em 2022 e, em três anos, teve um aumento exponencial no número de associados, atingindo a marca de 170 membros – uma média de um novo membro por semana.


O letão – Salvador (BA)
Confira abaixo cinco curiosidades sobre os clubes de luxo espalhados pelo mundo:
Seleção rigorosa de membros
A maioria dos clubes adota um processo de curação para novos membros, analisando o perfil profissional, influência cultural e até estilo de vida. Muitas vezes, ter dinheiro não é suficiente. O clube busca pessoas interessantes, com acomodação criativa e empreendedora.
Ambiente global, comunidade local
Apesar de serem marcas globais, o Soho House, por exemplo, tem 42 unidades espalhadas pelo mundo, os clubes prezam por valores e estéticas locais. Cada unidade reflete a cultura da cidade em que está inserida.
Decoração refinada
É comum que os clubes sejam decorados com obras de arte originais, o que reforça uma atmosfera criativa e exclusiva do espaço. Outra característica é o cuidado com a arquitetura original dos espaços. A Soho House foi inaugurada em São Paulo em 2024, por exemplo, preservando a herança arquitetônica do edifício de 1904 que ocupa.
Gastronomia sofisticada
Os clubes de luxo são referência quando o assunto é gastronomia sofisticada. As experiências sensoriais são levadas em consideração, e os cardápios contam com assinaturas de chefs renomados, carta de vinhos premium, além de charutos de alto padrão. O Letão, por exemplo, tem gastronomia assinada pelo renomado chef Rapha Sepúlveda com experiência internacional, além do premiado mixologista, Abel Moreira.
Eventos exclusivos para networking criativo
Os clubes promovem agenda constante de eventos culturais e de negócios, como viagens, shows intimistas e workshops com artistas e empreendedores de renome. Em Salvador, o projeto The Latvian Talks já trouxe nomes como Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, maior canal de finanças do mundo, e Luis Justo, CEO do Rock World, responsável pelos maiores festivais do mundo, como Rock in Rio e Lollapalooza, para a capital baiana, além de promover viagens imersivas como o projeto Expedição Chapada, na Chapada Diamantina (BA), e internacionais com experiências exclusivas como o Miami Open de Tênis.