Evento será realizado no dia 12 de abril de 2025 – sábado, a partir das 16h
SOBRE O LANÇAMENTO
A P55 Edição te convida para o lançamento de três livros pela coleção Cartas Bahianas no dia12 de abril, sábado, a partir das 16h, na Cervejaria ArtMalte (Rua Feira de Santana, 354 – Rio Vermelho): Push [entre sem bater], de Claudius Portugal; Pré-estreia (EP), de James Martins; e Minhas meninas, de Mariana Paiva. O evento comemorativo ao expressivo número de 55 livros publicados pela coleção contará com um bate-papo entre os autores mediado pelo jornalista Renato Cordeiro, exposição e venda de todos os livros publicados, além de sorteios de brindes.
SOBRE O LIVRO
PUSH [ENTRE SEM BATER], DE CLAUDIUS PORTUGAL
Sobre o livro de minicontos Push [entre sem bater], assim define o autor: “Empurrar
Impulsionar Impelir Incitar Instigar são os verbos que se acoplam à tecnologia push, estilo de comunicação para se obter determinada transação de informação, para a edição em livro de alguns textos anteriormente publicados sob o título ‘Obrigado pela preferência’, nos sites. Notícia Capital e Gazeta dos Búzios, textos curtos em busca da construção de situações, cenas, histórias, compondo palavras diante da imaginação sobre a realidade cotidiana, para que em suas pequenas narrativas passem a existir com o título de Push [entre sem bater]”. Claudius Portugal é poeta, escritor, editor e dramaturgo. Publicou diversos livros de literatura e artes visuais. Escreveu peças teatrais, roteiros de cinema e programas de TV, além de atuar na curadoria e coordenação editorial de projetos culturais diversos. Seu trabalho teve reconhecimento de críticos e acadêmicos, no Brasil e exterior, sendo tema de teses e homenagens. É o idealizador da coleção Cartas Bahianas. Está no instagram como @claudius_portugal.
SOBRE O LIVRO
PRÉ-ESTREIA (EP), DE JAMES MARTINS
Sobre o livro de poesia Pré-estreia (EP), assim define o autor: “A poesia que escolhi para este livro de estreia, Pré-estreia (EP), é um pouco uma mostra de minha poesia geral daqui pra frente e daqui pra trás. Uma evidente diversidade de técnicas e de temáticas. E, se há algum pano de fundo, este talvez seja a Cidade do Salvador da Bahia — onde nasci e onde vivo, que parece imantar os inúmeros elementos. Mas, como disse Verlaine: ‘De la musique avant toute chose’. E, além dos poemas erguidos por uma musicalidade explícita (oral: oratório de natal; uma dança; etc.), também naqueles escritos a partir de esquemas pré-prosa, que poderiam ser manchetes de jornal, entrevistas ou conversas de balcão, ela permanece lá, a música. Ouvir as pedras. Alguém já disse que nenhum verso é livre para quem quer fazer um bom trabalho. Entre a Liberdade e o Pelourinho, eis aqui minha pré-estreia de estreia. Poesia: coisa com
coisa”.
James Martins é poeta — com o perdão da palavra. Criou e comandou o pós-lida (recital de poesia e alguma prosa). Pré-estreia (EP) é seu livro de estreia e também, como o nome diz, de pré: um EP de HIT’S (ontologia poética) — futuro LP de estreia, com poemas que não estarão lá. Links. Toques. Autor inédito, tem, porém, alguns slogans que ficaram famosos: “Dias Mulheres Virão”, “O Rio é o Brasil/ São Paulo é o mundo/ e a Bahia é a Bahia” etc. Atua também como jornalista, articulista, roteirista, pesquisador e andarilho. Está nas redes sociais como @jamesmartins_extraoficial.
SOBRE O LIVRO
MINHAS MENINAS, DE MARIANA PAIVA
Sobre o livro de contos Minhas meninas, assim define a autora: “As dores e as alegrias
invisíveis das mulheres estão em Minhas meninas. Tudo o que sentem se esgueira no dia a dia das famílias: tragédias, ternura, abuso, vergonha, força. Tudo que vai existindo e virando história a ser contada sem medo da dor, resistindo pela possibilidade de virar palavra, encontrando delicadezas escondidas nas frestas cotidianas”.
Mariana Paiva é escritora, jornalista, professora e doutora em Literatura pela Unicamp. É
curadora e mediadora de clubes do livro, leitora desde que se lembra, e gosta de tudo o que mistura gente e palavra. Está nas redes sociais como @marianapaivacultura.
SOBRE A COLEÇÃO CARTAS BAHIANAS E SOBRE A P55 EDIÇÃO
Com a publicação desses novos títulos, a P55 Edição prossegue o trabalho que vem realizando, desde janeiro de 2009 na promoção da literatura contemporânea da Bahia com a edição da coleção Cartas Bahianas, que passa agora a ter 55 títulos publicados, de 46 autores diferentes (alguns publicaram mais de um título).
A coleção Cartas Bahianas publica livros de literatura, sempre inéditos, e representa um
recorte importante da literatura contemporânea da Bahia, tendo o conceito de sempre realizar lançamentos coletivos, reunindo nomes diversos, com especial atenção a autores estreantes. Sob a coordenação de André Portugal e Marcelo Portugal, a P55 é uma editora baiana independente que, desde 2002, realiza projetos culturais diversos, tendo publicado centenas de livros próprios, com foco nos segmentos de arte, fotografia, literatura e memória. Visite o site e conheça mais em www.p55.com.br
SERVIÇO
Evento: lançamento dos livros Push [entre sem bater], de Claudius Portugal; Pré-estreia (EP), de James Martins; e Minhas meninas, de Mariana Paiva
Data: 12/04/2025, sábado
Local: Cervejaria ArtMalte – Rua Feira de Santana, n. 354, Rio Vermelho, Salvador (BA)
Horário: abertura às 16h, com bate-papo às 16h30
Preço dos livros: R$ 30,00 (cada) / R$ 75,00 (combo com os três livros)