Por Doris Pinheiro
Eu quebrei o pé e o tornozelo, no dia 13 de junho (Santo Antônio está me devendo uma) e fora as saídas para médico, fisioterapia, pilates e para votar na eleição, ir para o desfile do Concurso Novos Talentos, promovido pelo Shopping Barra, através do selo Barra Fashion, foi minha primeira saída depois deste processo todo de ficar capenga.
Mas não podia ter sido mais legal.
No dia do desfile encontrei com todo “meu povo da moda”, com quem dividi a rica cena fashion de Salvador durante anos, quando tinha o Quadro de Moda na TVE. Pessoas queridas como Tininha Viana que fez a curadoria geral e direção do desfile, Luciana Galeão, Gabriela Cruz, Doda Guedes, Fagner Bispo e Phaedra Brasil, que ficou do meu ladinho durante o desfile da Coleção Wazaká, de Cássio Caiazzo e Erick Simões, os vencedores do Concurso Novos Talentos, que voltou lindo e traz com ele uma revitalização desta mesma cena fashion que já foi muito mais potente em nossa cidade e que a meu ver tem tudo para voltar mais forte.
E o evento do Barra contribui demais para isso.
A marca baiana Nós-Macramê, que faz coisas lindas usando este tipo de técnica artesanal (peças de decoração, acessórios, além de roupas) foi a grande vencedora do Concurso Novos Talentos. Na passarela peças para representar “a força cultural dos povos originários e os movimentos da natureza, refletida em tramas de nós, com grafismos e cores”.
E foi isso mesmo.
Uma performance de Naiara Negreiros e Marcus Musk abriu a passarela, com um canto que reverenciava a ancestralidade, a herança cultural e a memória indígena. A trilha sonora, criada por Leandro Vitrola71 deu o tom dos modelos na passarela, com a música “Plantadeira”, de Minuska Lima. Foram apresentados looks absolutamente lindos, alguns masculinos e vários deslumbrantes femininos. Um biquini que é a coisa mais sexy e chique que eu vi em muitos anos. Este tem de chegar na mão de uma estrela internacional e ganhar o mundo. Cores lindas em combinações sensacionais de muito bom gosto e em harmonia com os acessórios. Veja nas fotos.
Mas… só não gostei de uma coisa…
Havia também uns dois looks que não precisavam ter sido apresentados porque no meu entendimento não estavam no mesmo nível. Mas isso não tirou o brilho e o vigor do desfile.
O mito de “Wazaká – A árvore de todos os frutos” é uma narrativa ancestral indígena que fala sobre escassez, fartura, inveja, sobre a força dos contrastes da vida, informam os criadores. A coleção foi desenvolvida com 80% das peças a partir de fios e cordões reciclados e residuais e tecidos em puro algodão, ou seja, é sustentável também.
E o que eu quero dizer de coração? Parabéns Erick Simões e Cássio Caiazzo.
Os criadores
Erick Simões é artista, aderecista e autodidata no macramê. Nascido em Alagoas, terra da renda, desde a infância o artesanato se faz presente… Cresceu em contato com muitas artes manuais que deu a ele know-how para dominar a técnica do macramê e fazer dela seu ofício.
Cássio Caiazzo é artista visual, designer de moda de formação com atuação na área cultural, com desenvolvimento de figurinos para diversas linguagens. Descobriu no macramê um caminho para explorar sua potencialidade aplicando design nas criações.
Os dois criadores hoje assinam os adereços do Grupo Olodum, além de trabalhos feitos para grandes nomes da música baiana, como Daniela Mercury e Margareth Menezes.
Os jurados
Para a escolha do novo talento da moda baiana, o Shopping Barra convocou uma comissão julgadora de peso, formada por profissionais com expertise no segmento fashion do estado, são eles: a designer Sillas Filgueira, o designer Gefferson Villa Nova, a jornalista Daniela Falcão, a designer e consultora de inovação Phaedra Brasil, o stylist Fagner Bispo, a apresentadora Pâmela Lucciola, a consultora de moda Kika Maia, o stylist Marcelo Gomes e o professor e designer Marcus Vinicius.
O Concurso Novos Talentos foi criado em 1998 e é considerado um dos maiores cases do estado, revelando grandes talentos da moda feita na Bahia para o Brasil e o mundo, como Márcia Ganem, Vitorino Campos, Luciana Galeão, Ismael Soudam, Sillas Filgueira, Úrsula Felix, Karol Farias, Vinícius Cerqueira, Leila da Cruz, Tarcísio Almeida, Alexandre Guimarães, Aládio Marques, Úrsula Quaresma e Gefferson Vila Nova. Suas edições são grandes oportunidades para os novos criadores da cena fashion baiana, impulsionando a projeção desses profissionais, mobilizando a cadeia produtiva da moda e certificando o Shopping como referência de estilo no estado.












Barra Fashion e Novos Talentos apresentam
Nos Macramê – Coleção Wazaká
FICHA TÉCNICA
Curadoria Novos Talentos
Tininha Viana
Direção Desfile
Tininha Viana
Estilistas
Cassio Caiazo
Erick Simões
Concepção Trilha
DJ Leandro Vitrola 71
DJ
TelefunkSoul
VJ
Flora Rodrigues
Abertura Cênica
Naiara Negreiros e Marcus Musk
Acessório indígena
Bella’s e Cia
Acessório em Madeira
Guga Marques
Sandálias Macramê
AlmirJr e Marcelo Gomes
Camareiras
Ana Lucia Paim
Luciene Paim
Rita Uchoa
Estagiário de Moda
Alysson Vilas Verde
Beleza
Ricardo Brandão
Equipe de Beleza
José Ricardo Brandão
Ana Carla Oliveira
Janaína Abdon Maia
Jeane da Silva Barbosa
Casting
Agencia Model Clube
Tarcila Araujo
Mirela Souza
Willany Santana
Agência 40°
Carol Santana
Kamilly
Natália Argolo
Pietra Nicole
Ive Vasconcelos
Agência One
Carlos Cruz
Cawan Santos
Maria Clara
Ton Sant
Agência Vinny Vasconcelos
Leidiane Oliveira
Isac Castro
Modelo Convidada Nós Macramê
Jade Lôbo
Apoio:
Vale do Dendê e fabrica Cultural