O concurso premiará os melhores relatos de projetos pedagógicos de professores utilizando filmes na abordagem de tópicos curriculares.
O Concurso Nacional “Procura-se Professor-Autor” distribuirá até R$100 mil em prêmios para os melhores relatos de professores do Ensino Médio sobre o uso de conteúdo audiovisual na abordagem de tópicos do ENEM 2024. O concurso é uma realização do Curta!Educação, CurtaENEM e Instituto Tamanduá Cultural em parceria com o Ministério da Educação e com patrocínio da Claro.
O site CurtaEnem.org.br disponibiliza gratuitamente mais de 200 filmes e episódios de series, já classificados segundo tópicos curriculares do Ensino Médio, para facilitar a navegação e buscas pelos professores. Os filmes na plataforma tratam de temas relevantes para o ENEM, como Arte, História do Brasil, Racismo, Meio Ambiente, Literatura, Redação, Mitologia Grega e cultura Iorubá, entre muitos tópicos.
O catálogo disponibilizado é amplo e diverso nas áreas de humanas e temas da atualidade, destacando-se, por exemplo, produções premiadas como Imagens do Estado Novo, de Eduardo Escorel, Os anos JK, de Silvio Tendler, séries sobre celebrados autores brasileiros e internacionais, biografias de personagens relevantes de várias áreas como Martin Luther King e Princesa Leopoldina, filmes e séries sobre temas como escravidão no Brasil, Guerra-Fria, movimentos sociais e de arte, neurociência e sustentabilidade.
Os relatos dos professores são gravados de forma simples (três campos) no site, para moderação por uma equipe de pedagogos e posterior publicação na rede colaborativa em torno de ideias para uso do audiovisual no ensino, que já conta com 60 mil educadores e mais de mil relatos cadastrados no site CurtaEdu.org.br
A proposta é valorizar e incentivar professores que utilizam filmes e séries para enriquecer o processo de aprendizagem. Com a iniciativa, eles poderão não só concorrer a prêmios, mas inspirar alunos e colegas por meio da troca de experiências e desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita a partir de atividades exclusivas e criativas.
As escolas da rede pública em que os professores atuam, das quais emanarem mais relatos, também serão premiadas com Kit Escola: projetor, câmera e tripé. Os melhores relatos de professores merecerão notebooks, tablets ou caixas de som. O prazo para concorrer, com a gravação de relatos, vai até o dia 2 de novembro, um dia antes do primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).
Os professores devem se cadastrar no site curttaenem.org.br, associar seu perfil à escola onde mais lecionam e depois confirmar seu cadastro pelo email ou sms que receberão.
Experiências transformadoras
Para desenvolver a prática escrita de várias formas literárias, aprimorar a interpretação de texto e estudar o período da Ditadura Militar, os alunos do ensino médio do colégio estadual Bartolomeu de Gusmão, na Bahia, foram apresentados ao documentário ‘Cartas da Mãe’. O trabalho dos diretores Fernando Kinas e Marina Willer usa as cartas enviadas por Henfil para a mãe, Dona Maria, para contar a trajetória do cartunista.
“Eles tiveram a oportunidade de conhecer algumas personalidades da cultura brasileira e o momento histórico no qual as cartas foram escritas. Acredito que foi por isso que o vídeo prendeu a atenção da turma, ocasionando um debate muito construtivo, possibilitando uma reflexão sobre o Brasil de ontem e de hoje. Portanto, a interação foi satisfatória; pois, além das cartas postadas, eles criaram outros textos e socializaram no ambiente”, conta a professora Joselina Maria Cristo de Souza.
Esta e outras estórias de engajamento de turmas de alunos com filmes, promovidas por professores, estão disponíveis para inspiração no banco de relatos dos sites curtaedu.org.br e curtaenem.org.br