A partir de maio, a EMBAÚBA FILMES começará ao CIRCUITO EMBAÚBA , iniciativa que visa levar os lançamentos da distribuidora a um circuito ampliado de exibição em todo o país. A proposta é alcançar cineclubes, escolas, universidades, salas independentes e cidades que, muitas vezes, ficam fora do circuito tradicional de estreias.
O CIRCUITO EMBAÚBA funciona como uma turnê de filmes, promovendo exibições em espaços que garantem o compromisso com a pluralidade do cinema brasileiro. Além de democratizar o acesso, o projeto aposta na experiência coletiva de exibição pública como ponto central de conexão entre obra e público. Por isso, as entidades parceiras são incentivadas a organizar conversas e debates após as sessões, enriquecendo o diálogo em torno das obras
Entre os primeiros títulos disponíveis para exibição no circuito estão LISPECTORANTE , de Renata Pinheiro, estrelado por Marcélia Cartaxo e premiado no Fest Aruanda, e AINDA NÃO É AMANHÃ , de Milena Times, que recebeu prêmios múltiplos no Festival do Rio e no Fest Aruanda.
As sessões podem ocorrer na semana anterior à estreia nacional e se estender até três semanas após o lançamento comercial, respeitando as datas previamente acordadas. Os parceiros do circuito se comprometem a exibir pelo menos 50% dos filmes programados pela distribuidora no ano. Como forma de fortalecer a rede e registrar as ações do circuito, os parceiros serão incentivados a enviar um relato simplificado após cada sessão, com dados de público, fotos e informações que ajudarão a contar a história daquele encontro.
“A ideia do Circuito Embaúba surge de uma inquietação nossa em relação aos limites do circuito típico. Lançamos vários filmes que fazem muito sucesso em festivais, com enorme repercussão crítica, mas que encontram um espaço restrito nos cinemas convencionais. Ao mesmo tempo, apresentamos um crescimento dos cineclubes e variações alternativas, com grande interesse pela produção brasileira. Com esse projeto, a descoberta de que poderemos encontrar novos caminhos para a ampliação do público, que é o que mais nos interessa – mesmo que esse público não seja contabilizado oficialmente”, afirma Daniel Queiroz, fundador da Embaúba.
Sobre a Embaúba Filmes
Criada em 2018, a Embaúba Filmes atua com a difusão e circulação de obras autorais brasileiras, reunindo um catálogo de mais de 60 títulos. Com sede em Belo Horizonte, a distribuidora também mantém a plataforma Embaúba Play, com mais de 500 filmes disponíveis para acesso online.