No próximo dia 6 de setembro, às 17h, a secular Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, será palco de uma apresentação do Coral Ecumênico da Bahia (CEB). O concerto integra a programação comemorativa pelos 340 anos da Irmandade dos Homens Pretos, uma das mais antigas e resilientes expressões de fé e resistência afro-brasileira.
A apresentação presta homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Muxima, padroeira de Angola, cuja imagem foi entronizada na igreja em 2018, fortalecendo os laços espirituais entre Angola e a Bahia. A devoção a Mamã Muxima — como é carinhosamente chamada — é símbolo de fé, resistência e esperança para os povos africanos e afrodescendentes. O evento é gratuito e aberto ao público, reafirmando o compromisso do CEB com o diálogo interreligioso, a valorização da cultura afrodescendente e a promoção dos direitos humanos através da música.
Sob a regência do maestro Angelo Rafael Fonseca, o coral apresenta um repertório que evoca a diversidade musical do grupo, entrelaçando espiritualidade negra, cantos afro-religiosos, tradição europeia e clássicos da música brasileira. A seleção inclui composições como “Xangô”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); “Marabô Layo – Canto pra Yemanjá” (Arranjo: Ciro Costa); músicas do gênero negro spiritual, além de obras de Dorival Caymmi (1914-2008), Edu Lobo, Capinam e Sergio Souto (1950-2014). Destaque ainda para obras da tradição católica, como “Gloria”, uma obra-prima do barroco sacro do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), e “Hail Holy Queen”, tradicional hino católico com arranjos do renomado compositor norte-americano Marc Shaiman.
Sobre o CEB
Fundado em 2013 pelo Pastor Djalma Torres (falecido em 2020), que ficou conhecido por ser um grande defensor do diálogo interrreligioso, e pelo Maestro Angelo Rafael Fonseca, o CEB fez sua estreia no emblemático 21 de janeiro de 2014 (Dia Nacional de Combate à intolerância Religiosa), na Reitoria da UFBA. Composto por 40 voluntários, o grupo interpreta um repertório cuidadosamente selecionado que contribui para o desenvolvimento do diálogo interreligioso, o fomento da diversidade cultural e a promoção dos direitos humanos.
Serviço
O quê: Concerto do Coral Ecumênico da Bahia nas homenagens a Irmandade dos Homens Pretos e a Mamã Muxima
Quando: 06/09/2025 (sábado), às 17h
Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho, Salvador – BA
Entrada: Gratuita















