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Um dos principais curadores do Brasil, Paulo Herkenhoff ganha uma Ocupação Itaú Cultural

  • Calendário, Destaque 2-saia-de-casa, Saia de Casa, Sub-Editoria Saia de Casa
  • 2025-08-31
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Mostra atravessa toda a história desse capixaba nascido em 1949, que descobriu artistas, detectou tendências e movimentos artísticos, além de formar e ampliar coleções. Sempre valorizando a diversidade da arte brasileira, ele realizou centenas de exposições e geriu museus e instituições monumentais no Brasil e no exterior, como o Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Bienal de São Paulo, MoMA, em Nova York, nos Estados Unidos, e Documenta de Kassel, na Alemanha.

Ele já quis ser diplomata e se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com mestrado na mesma área, pela Universidade de Nova York. As visitas ao ateliê do pintor Ivan Serpa (1923-1973), no entanto, o levaram para outro caminho – do qual nunca mais saiu. Depois de uma fase como artista, ele rapidamente se firmou como crítico de arte, gestor cultural e um dos mais importantes curadores do país. Seu nome é Paulo Estellita Herkenhoff Filho, nascido em Cachoeiro de Itapemirim (ES) e morador do Rio de Janeiro. O seu trabalho e os seus pensamentos sobre a arte e suas interseções com a vida têm reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior.

Para desvelar ao público todo esse caminho e a produção intelectual desta personalidade do universo das artes visuais, o Itaú Cultural (IC) abre no dia 30 de agosto, a partir das 11h, a Ocupação Paulo Herkenhoff, que segue em cartaz até 23 de novembro no piso 2 da instituição. A curadoria é de Leno Veras, com concepção, pesquisa, realização e projeto de acessibilidade doItaú Cultural. A expografia é de Fred Teixeira. Além deste espaço expositivo, a Ocupação conta com uma publicação e um site com conteúdos exclusivos, disponível em itaucultural.org.br/ocupacao.

Entre cerca de 340 peças, a exposição repassa a trajetória e o discurso nada lineares de Herkenhoff, que esboçam sua biografia e se desdobram em três eixos: Publicações, Exposições e Coleções. O ponto alto da mostra reúne os Cadernos de Anotações do curador, célebres na cena das artes visuais. Eles funcionam como ferramentas de planejamento, registro e reflexão do autor, revelando a complexidade e o método de seu trabalho.

Nos anos de 1980, o curador brasileiro conheceu a famosa artista franco-americana Louise Bourgeois (1940-2022). Tornaram-se grandes amigos e engataram centenas de horas de conversas. Ele queria gravar as falas dela. Ela pedia que, em vez disso, as escrevesse. Assim surgiram esses cadernos, hoje lendários para quem transita pelo universo das artes visuais.

Nas próprias contas de Herkenhoff, atualmente ele acumula entre 400 e 500 destes cadernos, a maioria é daqueles de capa preta e dura. Pelo menos 45 deles estarão à mostra na exposição. A variedade é ampla e se divide por artista, movimento cultural, período, estado e cidade. Entre eles, têm os de Louise Bourgeois, Beatriz Milhazes, Tomie Ohtake, Arthur Bispo do Rosário, Flávio Shiró, Geraldo de Barros, Paulo Mendes da Rocha, Iberê Camargo.

O eixo Publicações da mostra revela a intensa produção editorial sobre arte de Paulo Herkenhoff, enfatizando a importância que o curador dá ao registro e difusão do pensamento crítico. Seguindo o caminho por Exposições, entra-se no efervescente círculo de sua atuação nas artes visuais como um questionador de hierarquias consolidadas nos discursos historiográficos da arte.

Aqui, entre outras peças, encontram-se matérias de jornais, fotos e vídeos produzidos pela equipe do IC sobre sua atuação como gestor de algumas das principais instituições culturais no Brasil e fora, como o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), o Museu Nacional de Belas Artes, também na capital fluminense, e o Museu da Arte Moderna de Nova York (MoMA), nos EUA. Sua proposta sempre foi tratar os equipamentos culturais não como espaços isolados, mas como parte importante da malha social para permitir e fomentar uma reflexão crítica sobre a realidade.

O visitante também circula entre seus trabalhos como crítico e curador de exposições de todo porte, como a 24ª Bienal de São Paulo, conhecida como “Bienal da Antropofagia”, da qual Adriano Pedrosa foi curador-adjunto. Também há depoimentos de artistas que têm longa amizade com Herkenhoff, como Cildo Meireles e Ana Maria Maiolino, e contam histórias sobre ele, desde os tempos em que foi artista. Em um dos vídeos, o próprio Herkenhoff fala sobre sua trajetória.

No eixo Coleções, o visitante mergulha na atuação do homenageado, que contribuiu decisivamente para a formação e a diversificação de coleções públicas e privadas. Herkenhoff ampliou a presença da arte indígena brasileira nos museus e nas coleções em que atuou, assim como as afro-brasileiras, populares e de comunidades asiáticas e judaicas promovendo uma visão plural do patrimônio histórico e cultural.

Nesse contexto, destacam-se a construção e expansão dos acervos do MAM Rio, do MAR e de contribuições relevantes para o Acervo Banco Itaú, a Coleção Patricia Phelps de Cisneros e a Coleção Fadel. Em depoimento audiovisual, o líder indígena Ailton Krenak – a quem também será dedicada uma Ocupação Itaú Cultural, com abertura para o público no dia 4 de setembro – analisa o olhar certeiro de Herkenhoff para a arte indígena. Isso acabou tornando os dois amigos há cerca de 20 anos.

SERVIÇO

Ocupação Paulo Herkenhoff

Abertura: 30 de agosto, a partir das 11h.

Visitação até 23 de novembro

Terças-feiras a sábados, das 11h às 20h

Domingos e feriados das 11h às 19h

Piso Multiuso (2º andar)

Concepção e realização: Itaú Cultural

Curadoria: Itaú Cultural e Leno Veras

Projeto expográfico: Fred Teixeira

Projeto de acessibilidade: Itaú Cultural

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro 

Entrada gratuita

Espaços acessíveis: o prédio do Itaú Cultural apresenta facilidades para pessoas com deficiência física.

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

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