Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Curso da Escola Aberje aborda governança em patrocínios culturais

  • Destaque 1-palavras, Educação, Palavras, Sub-Editoria Palavras
  • 2025-02-25
  • Sem comentários
  • 3 minutos de leitura

Capacitação discute boas práticas e desafios da gestão cultural

A Escola Aberje de Comunicação, com patrocínio da Petrobras, vai oferecer em março o curso “Escola Aberje de Comunicação e Petrobras apresentam: A Importância dos Processos de Governança nos Patrocínios Culturais”. O objetivo da capacitação é qualificar profissionais na gestão de investimentos culturais incentivados, abordando aspectos legais, operacionais e estratégicos. As inscrições estão abertas e são gratuitas. 

Com carga horária de seis horas, o curso será ministrado por duas especialistas no tema: Erica Morizono e Penélope Portugal. Morizono, comunicadora com mais de 20 anos de experiência, é especialista em planejamento estratégico e projetos incentivados. Líder da Solução Cultura, consultoria dedicada às áreas cultural e socioeducativa, já integrou o Comitê de Gestão Cultural da Aberje e o Seminário Aberje de Gestão Cultural. Penélope Portugal é diretora executiva do Instituto Usiminas desde 2016, especialista em Gestão de Projetos e Arte-Educação, com vasta experiência em investimento social privado, leis de incentivo e gestão de espaços culturais. 

O programa do curso está dividido em três módulos. 

No primeiro, “Introdução e Primeiros Passos na Governança de Patrocínios”, serão abordados os aspectos históricos das leis de incentivo à cultura, incluindo a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, e suas regras para empresas patrocinadoras. Os participantes também vão discutir a relação entre ESG e investimentos culturais privados, com atividades práticas sobre esses conceitos. 

O segundo módulo, “Prática Operacional dos Fluxos de Governança”, vai detalhar os processos internos das empresas para avaliação e seleção de projetos culturais, envolvendo áreas como comunicação, jurídico e tributário. Também tratará da formação de comitês para análise de propostas e do processo de formalização do relacionamento entre patrocinadores e proponentes. 

No terceiro e último módulo, “Mensuração e Resultados Pós-Patrocínio”, os participantes aprenderão sobre a elaboração de relatórios de resultados, a verificação do cumprimento de contratos e a geração de indicadores internos e externos. O módulo também vai abordar a prestação de contas para comitês, acionistas e CEOs, destacando os desafios da gestão cultural. 

Com um enfoque estratégico e prático, a capacitação busca aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam na gestão de investimentos culturais, garantindo maior transparência e eficiência nos processos. 

Labs

O curso é parte de um projeto com a Petrobras que prevê a realização de quatro Labs, além desta capacitação. Até o momento, já foram realizados dois dos quatro Labs previstos. Em agosto de 2024, o Lab de Comunicação para patrocínio e apoio à Cultura discutiu cases e melhores práticas para patrocínio e apoio à Cultura, com a presença de profissionais do setor da Comunicação e da Cultura na sede da Aberje em São Paulo. Já em setembro, o Lab de Comunicação para Ações com Influenciadores discutiu como as empresas estão integrando influenciadores em suas estratégias de comunicação, reforçando a importância da humanização e da autenticidade no engajamento com o público. 

Os Labs de Comunicação da Aberje são eventos imersivos voltados para o desenvolvimento de estratégias na comunicação corporativa. Eles reúnem profissionais e especialistas para explorar tendências e trocar experiências sobre desafios reais enfrentados pelas organizações. 

Os Labs podem abordar temas como ESG, inovação, inteligência artificial, comunicação interna e reputação, sempre com um formato dinâmico que estimula a cocriação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. 

Serviço:

Datas: 13, 20 e 27 de março de 2024

Aulas online às quintas-feiras

Horário: 9h – 11h

Carga horária: 6 horas

Inscrições gratuitas

Sobre a Aberje – A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorA Fuga Perfeita: Tailândia na terceira temporada de ‘The White Lotus’
PróximoParceria inédita de Pituchinhus e Barbie apresenta coleção de roupas infantisNext
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

The Latvian reposiciona o luxo corporativo com experiências exclusivas

17 de junho de 2025

Neurocirurgia sem mitos. O que você realmente precisa saber antes e depois da cirurgia

18 de junho de 2025

Perfumar a casa pode fazer mal? Saiba qual é a “medida certa” para evitar crises alérgicas

18 de junho de 2025

Procedimento oferece nova alternativa no controle da hipertensão resistente

18 de junho de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Neurocirurgia sem mitos. O que você realmente precisa saber antes e depois da cirurgia

Perfumar a casa pode fazer mal? Saiba qual é a “medida certa” para evitar crises alérgicas

Victorio & Lucchino lança quatro novas fragrâncias em edições limitadas

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui