Entre silêncios e fantasmas, o longa baiano TIMIDEZ aborda cicatrizes íntimas e afetos na jornada em busca do amor
No último sábado (4), o longa-metragem de ficção TIMIDEZ, protagonizado por Dan Ferreira e Antonio Marcelo teve sua noite de estreia no 27º Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina, integrando a seleção da “Mostra Première Brasil: Competição Novos Rumos”, espaço dedicado a produções inéditas e cheias de tendência na sétima arte brasileira. O filme dirigido por Thiago Gomes Rosa (diretor dos longas “Bando, um filme” de e “Tudo que Move”), Susan Kalik (indicada ao Emmy Internacional pela série Anderson Spider Silva e premiada no Festival de Brasília por “Couraça”) apresentou aos espectadores um drama de narrativa intensa e sensível, em um suspense psicológico cheio de tensão, afetos e possibilidades de reinvenção.
A trama acompanha Jonas, jovem negro que divide a casa com Nestor, seu irmão cego, em uma relação familiar marcada tanto pelo afeto quanto pela tensão. Carregado por memórias que o adoecem, Jonas vive isolado, nutrindo em segredo o afeto por Lúcia, sua vizinha. Quando ela aceita um convite para jantar, ele enfrenta um confronto inevitável: com o irmão, com seu passado e com os fantasmas que o impedem de se reconhecer digno de amor. Para Dan Ferreira, protagonista do filme “Timidez é um retrato íntimo dos extremos que a experiência de pessoas como Jonas, num país como o nosso, pode ser. Mas principalmente, uma reafirmação de que a celebração constante da memória afetuosa de nossas trajetórias pode ser a cura permanente. Timidez é assertivo em afirmar que, buscar viver em totalidade pode ser um caminho para tão sonhada liberdade “.
O lançamento foi aberto ao público e para convidados, reunindo amigos, familiares e a equipe de realização do filme. Além dos protagonistas, as atrizes Jane Santa Cruz e Evana Jeyssan que interpretam importantes personagens em Timidez, também estiveram presentes. Os produtores Clélia Bessa, Marcos Pieri e Rosane Svartman e parte da equipe artística composta por Carol Tanajura, Cláudia Barral, Matheus Da Rocha Pereira, Jarbas Bittencourt, Lucílio Jota, Lena Santana e Bernardo Uzeda, completam o quadro de celebração em frente a tela do Estação NET Gávea. Os atores Breno Ferreira e Danilo Mesquita fizeram questão de prestigiar o irmão e o melhor amigo, Dan Ferreira. Além deles, as atrizes baianas Cláudia di Moura e Luciana Souza, e os atores Michel Gomes e Evaldo Macarrão.

O dia seguinte (5) foi dedicada a nova exibição e ao bate-papo sobre o filme, conduzido pelo jornalista, crítico e professor de cinema Marcelo Müller, que abordou questões sobre a direção com filme, preparação do elenco, direção de arte, fotografia produção, e sobre a temática principal do filme: o tema principal do filme que aborda a saúde mental masculina sob a ótica de um jovem negro em Salvador. Confira mais sobre o bate-papo: https://www.festivaldorio.com.br/br/noticias/timidez-e-destaque-em-sessao-do-premiere-brasil-com-estetica-poetica-e-tensao-constante
“Desde o começo, senti que a direção de Susan e Thiago, a troca de cena com Dan e todo o empenho da equipe, era genuíno e, apesar de tocarmos em temas muito sensíveis para nós, homens negros, conseguimos ser muito parceiros e afetuosos no processo de trabalho. Acredito que essa cumplicidade vai para a tela e estamos torcendo para que Timidez seja apreciado pelo público. Queremos bater na porta do povo e fazer exatamente o que o Jonas deseja na obra: revelar o seu amor”, afirma Antonio Marcelo, protagonista. O filme segue agora em carreira pelos festivais nacionais e internacionais, antes de chegar às salas de cinema em 2016. Sua próxima exibição será no “18º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras diásporas” em novembro deste ano.
TIMIDEZ é uma produção da MODUPÉ PRODUTORA em coprodução com a RACCORD PRODUTORA, o filme foi realizado com investimento FSA/BRDE/ANCINE e Governo da Bahia através do Edital de Arranjos Regionais 2019. Com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, através da Leis Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc.
TIMIDEZ
Jonas divide a casa com Nestor, seu irmão cego, que é ao mesmo tempo amparo e prisão. Sob o silêncio de memórias que o adoecem, Jonas alimenta em segredo o afeto por Lúcia, sua vizinha. Mas nesta noite Lúcia virá para o jantar, e Jonas precisará enfrentar a sombra de sua timidez, confrontando os fantasmas que o impedem de se reconhecer digno de amor.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Dan Ferreira (Jonas) | Antônio Marcelo (Nestor) | Evana Jeyssan (Lúcia) | Jane Santa Cruz (Tereza) | João Pedro Costa (Jonas – criança) | Zion Marley (Nestor – jovem) |Lilica Rocha (Ana Flor) |Ridson Reis (Porteiro)
Direção: Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
Produção: Clélia Bessa e Marcos Pieri
Roteiro: Susan Kalik, Cláudia Barral e Marcos Barbosa
Baseado na peça teatral: O Cego e o Louco, de Cláudia Barral
Direção de fotografia: Matheus da Rocha Pereira
Direção de arte: Carol Tanajura
Direção musical e trilha original: Jarbas Bittencourt
Montagem: Lucílio Jota e Quito Ribeiro, EDT.
Coreografia de dança: José Carlos Arandiba “Zebrinha”
Figurino: Lena Santana
Caracterização: Jade Alves
1º assistente de direção: Rodrigo Luna
Som direto: Napoleão Cunha
Edição de som e mixagem: Bernardo Uzeda
Colorista sênior: Paulo M. Andrade, ABC (in memoriam)
Direção de produção: Alessandra Pastore
Produção executiva: Paula Alves
Produção de finalização: Gabriela Capanema
Produção associada: Susan Kalik, Dan Ferreira, Rosane Svartman e Thiago Gomes Rosa
Distribuição: O2 Play
Informações para imprensa
Ana Luiza França – LEAD Comunicação – Rio de Janeiro | Brazil
(21) 99348-9189 | leadcom@terra.com.br
Instagram: @leadcom | www.leadcomunicacao.com















