Estação promete lotar ainda mais as praias, cachoeiras, clubes e piscinas por todo o país
O verão começou oficialmente no último dia 21 de dezembro, mas o Brasil já vem enfrentando fortes ondas de calor mesmo antes da chegada da estação mais quente do ano. Nesses períodos, é preciso lembrar que os cuidados com a pele devem ser redobrados a fim de mantê-la saudável e diminuir o risco de câncer de pele e outras doenças. Além disso, a exposição solar sem proteção pode provocar queimaduras e o envelhecimento precoce da pele. O que fazer, então, para aproveitar o verão e manter a pele saudável e bonita? Gilberta Kumaira, médica dermatologista e professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, enumerou alguns cuidados essenciais que quem pretende frequentar piscinas, clubes, praias e outros espaços abertos devem tomar. Confira as dicas a seguir:
Garantir uma hidratação intensa, tanto oral quanto tópica. É necessário ingerir bastante líquido, que pode ser água ou água de coco e suco de frutas natural. Além da ingestão hídrica, que deve ser maior nesta época, a especialista reforça a importância de fazer uma hidratação adequada da pele, usando produtos apropriados para cada tipo de pele. “Essa hidratação deve ser feita imediatamente após o banho. Então, no máximo 3 minutos após o banho, porque o hidratante precisa de um pouco de umidade da pele para penetrar melhor na camada da epiderme”, completa a especialista.
Evitar banhos quentes. O banho quente retira a proteção natural da pele, piorando a qualidade da mesma. Sendo assim, a dermatologista recomenda que as pessoas evitem banhos quentes e o excesso de banhos.
Utilizar corretamente o protetor solar. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, sempre 30 minutos antes de iniciar a exposição solar. “Porém, se você entrou na água, mesmo que não tenha dado as duas horas ainda, mesmo que o protetor indique que é a prova d’água, você deve reaplicar imediatamente, senão perde a eficácia. Nós temos hoje as roupas com protetor solar, que também ajudam bastante. Então, temos blusas, temos chapéus, luvas, que seriam uma excelente indicação para aquelas pessoas que têm dificuldade de estar aplicando o próprio protetor solar”, alerta a Dra. Gilberta Kumaira.
Consumir alimentos ricos em licopeno e vitamina C, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e reparar o dano celular. O licopeno é um antioxidante, presente em alimentos como tomate e frutas vermelhas. A médica indica, ainda, o consumo de alimentos como castanha do pará, chocolate amargo e chá verde, que possuem nutrientes com ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele. “São alimentos que são de grande importância para consumirmos no nosso dia a dia”, disse a médica. Além desses, a especialista também recomenda alimentos para quem deseja potencializar o bronzeamento da pele, ricos em betacaroteno, como cenoura, acerola, beterraba, abóbora, mamão e folhas verde-escuro.
Não esquecer da proteção ocular. É importante, ainda, utilizar óculos apropriados para proteção do globo ocular. “A gente sempre fala do protetor solar tópico, as roupas com proteção solar, mas a gente as vezes acaba esquecendo da utilização dos óculos de sol, que também é fundamental para estar protegendo, para evitar danos à retina”, explica a dermatologista.
Atenção redobrada para as micoses. Além da questão do maior risco para câncer de pele, com a associação de sol, areia, praia, piscina e suor, pode ocorrer um aumento da proliferação das micoses. A médica afirma que após entrar no mar ou piscina, é importante que as pessoas tomem banho com água doce e sequem adequadamente todas as partes e dobras do corpo que podem ficar úmidas: “Tem que estar hidratando também essa pele para não ter um aumento do risco de ressecamento, causando outros tipos de alergias”. Além disso, é preciso evitar permanecer com roupas molhadas e evitar praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não adequadamente tratadas.
Sobre a UniFG
Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.
Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.
Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.