A harmonização entre as duas iguarias não precisa ser sinônimo apenas das noites de inverno
O consumo de queijos é muito associado à harmonização com vinhos tintos. Entretanto, na França, um dos maiores produtores das duas iguarias no mundo, é muito comum que os queijos sejam acompanhados por vinhos brancos secos, que costumam ser menos alcoólicos e de fácil harmonização. Além disso, por mais que os vinhos sejam tradicionalmente consumidos com maior frequência durante as noites de inverno, a harmonização também pode ser uma ótima opção para as noites quentes do verão. Para isso, basta fazer algumas pequenas adaptações na tábua de queijos.
Neste ano, o verão se iniciará em 22 de dezembro, às 00h27min, no Brasil. Com ele, chegam também as altas temperaturas, que já disparam os termômetros de todos os estados brasileiros desde o início da primavera. Mesmo que o calor continue presente nos próximos meses, os amantes dos vinhos e queijos não precisarão abrir mão das suas combinações favoritas, pois há formas de harmonizar e se refrescar ao mesmo tempo. Faça como os franceses e opte por vinhos brancos, rosés ou espumantes gelados.
Seja qual for a ocasião e a temperatura, a sugestão para iniciantes é que a tábua de queijos possua pelo menos cinco opções. É possível, por exemplo, combinar os queijos Gouda, Camembert, Suíço, Reino e Azul, pois possuem diferentes graus de maturação e sabores bem característicos. A Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, ainda sugere a combinação de sabores e texturas, o que pode proporcionar uma experiência mais interessante e agradar a todos os convidados.
Uma maneira de escolher os vinhos é por oposição aos sabores da tábua. Escolha vinhos mais secos se houver queijos mais cremosos e com maior teor de gordura, pois limpam o paladar; e vinhos mais doces, se houver queijos mais picantes e que acompanham sabores mais salgados.
Para auxiliar na sua degustação, opte também por acompanhamentos, que limpam o paladar no intervalo de um queijo para outro. É comum que se adicione à tábua de queijos nozes, frutas secas, como damascos, além de frutas frescas, como figos e maçãs. As frutas que estão em plena safra no verão brasileiro, como as uvas, também combinam bem com queijos e vinhos.
Que tal colocar todas essas dicas em prática na sua noite de verão? A Tirolez sugere um menu de queijos e vinhos para 6 pessoas. Lembrando que, para um jantar, o ideal é sempre calcular de 200 a 300 gramas por pessoa.
Sugestão de Queijos & Vinhos Tirolez
Tábua de Queijos Tirolez:
- 300g de Queijo Gouda Tirolez
- 300g de Queijo Camembert Tirolez
- 300g de Queijo Suíço Tirolez
- 300g de Queijo Reino Tirolez
- 300g de Queijo Azul Tirolez
Acompanhamentos:
- 3 a 4 baguetes francesas ou 2 pães italianos tipo filão
- 300g de torradinhas compradas prontas ou feitas com pão sírio cortado e torrado no forno
- 6 figos frescos maduros ou dois cachos de uva Itália
- 300g de damascos secos
- 150g de uvas-passas
- 150g de amêndoas
- 200g de nozes
- 250g de pistache com casca
Vinhos:
- 2 a 3 garrafas de vinhos brancos (Chardonnay ou Sauvignon Blanc, por exemplo), rosés ou espumantes
Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse o nosso site:
https://tirolez.com.br/
https://www.instagram.com/tirolezqueijos/
https://www.facebook.com/TirolezQueijos
Sobre a Tirolez
Fundada há 43 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.800 colaboradores, a empresa dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.