Pais, educadores e profissionais da saúde precisam ficar atentos aos sinais para iniciar a intervenção precoce com estímulos cognitivos, motores, sensoriais e sociais
Atípico e típico são termos cada vez mais conhecidos entre pais, educadores e profissionais da saúde para definir características que diferenciam o aprendizado de crianças e adolescentes. Segundo a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, uma criança com desenvolvimento típico segue uma sequência de marcos esperados, como falar, andar e interagir socialmente, de forma compatível com sua faixa etária. “Já uma criança com desenvolvimento atípico não segue os padrões esperados para cada fase da infância, podendo apresentar atrasos e dificuldades no desenvolvimento de áreas específicas”, explica.
De acordo com a especialista, o desenvolvimento atípico pode ser causado por deficiências físicas ou intelectuais, ou por transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nesses casos, a criança pode apresentar atrasos na fala, na linguagem e também nas habilidades motoras, como engatinhar, sentar-se ou andar. Além disso, pode ter dificuldades em manter o contato visual, interagir e brincar com outras crianças, bem como dificuldades de atenção ou hiperatividade excessiva”, explica Jamaica.
Ela conta que, em alguns casos, também é possível perceber comportamentos repetitivos ou interesses restritos, que são frequentemente observados, como o hiperfoco, um sintoma que se caracteriza pela capacidade de se concentrar intensamente em um assunto ou atividade de interesse.
“Uma criança com deficiência, intelectual ou física, pode ter um desenvolvimento atípico do esperado para determinada idade. Ou seja, ela irá crescer e aprender de uma maneira diferente. Por isso, é fundamental que pais ou responsáveis estejam atentos aos sinais e busquem orientação profissional o quanto antes”.
Quando o desenvolvimento atípico é identificado, é possível iniciar a intervenção precoce, aproveitando a janela de neuroplasticidade cerebral da criança com estímulos cognitivos, motores, sensoriais e sociais de maneira personalizada. “Caso percebam que o desenvolvimento de algumas habilidades está demorando, é importante procurar ajuda especializada. A intervenção precoce faz toda a diferença, ajudando a criança a ter mais autonomia”, ressalta a fisioterapeuta.
Clínica Espaço Kids
A Clínica Espaço Kids é especializada no atendimento humanizado a crianças com deficiência. Com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, musicoterapia, psicomotricidade e psicologia, a clínica oferece um acompanhamento completo para crianças e adolescentes com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.
Unidade de tratamento convencional: Rua das Rosas, n. 179, salas 305, 306, 307 e 308, Ed. Empresarial San Juan, Pituba.
Unidade de tratamento intensivo: Rua Arthur de Azevedo Machado, n. 1459, térreo, Ed. Internacional Trade Center, Stiep.
Telefone: (71) 9.9960-6006
Mais informações: @clinicaespacokids