Ortopedista da Clínica CICV explica como atividades do dia a dia podem ser responsáveis por lesão nos membros superiores
Dormência, formigamento nas pontas dos dedos, dores nas mãos que podem irradiar para os pulsos e braços. Esses são sintomas da síndrome do túnel do carpo, uma condição classificada como Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.), que afeta principalmente pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos, como digitar, tocar instrumentos musicais ou escrever.
Localizado no punho, o túnel do carpo é uma estrutura estreita por onde passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. “A síndrome do túnel do carpo é o nome que damos quando o nervo mediano sofre alguma alteração nessa região do punho”, explica o ortopedista especialista em cirurgia de mão da Clínica CICV, Fernando Azevedo.
Nos estágios iniciais, o tratamento conservador inclui o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia. “As terapias envolvem massagens, alongamentos para liberar as estruturas e uso de órtese para restringir o movimento do punho”, esclarece o ortopedista. Em casos mais graves, a cirurgia se torna necessária para aliviar a compressão do nervo mediano.
Ainda de acordo com Fernando Azevedo, algumas dicas práticas podem ajudar na prevenção dessa condição:
- Melhore sua ergonomia: ajuste a altura da cadeira, do teclado e do monitor para promover uma postura correta ao trabalhar. Teclados e mouses ergonômicos também podem reduzir a tensão nos punhos.
- Faça pausas frequentes: intervalos regulares para esticar e flexionar as mãos e os punhos podem prevenir a rigidez e reduzir a pressão sobre o nervo mediano.
- Exercícios para os punhos: exercícios de fortalecimento e alongamento para os punhos podem melhorar a flexibilidade e a força, diminuindo o risco de compressão do nervo mediano.
- Mantenha uma postura neutra: evite dobrar excessivamente os punhos para cima ou para baixo.
- Use suportes para punho: em atividades que exijam esforço repetitivo, o uso de talas ou suportes para punho pode ajudar a manter a posição correta e aliviar a pressão sobre o túnel do carpo.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para preservar a qualidade de vida e evitar que a síndrome do túnel do carpo comprometa os movimentos e as atividades cotidianas.