Mitiê traz como base o ijexá africano, é produzida por Dude e Paulo Assis, que também assume o baixo, Jim Hamilton, na percussão, Iuri Salvagnini, no piano, e Dude no vocal. No mesmo dia, o cantor lança o clipe da canção, criado com ilustrações de Emerson Brandt
No dia 11 de outubro, o cantor Dude São Thiago lança o primeiro single autoral de sua carreira, Mitiê, nas plataformas digitais, junto ao clipe da música, disponível no Youtube. A faixa, produzida em parceria com Paulo Assis, é uma fusão de ritmos, que tem sua base no ijexá africano, com uma mistura de ritmos cubanos e indianos. Participam da faixa os músicos Jim Hamilton, na percussão, Iuri Salvagnini, no piano, e Paulo Assis, no baixo.
Mitiê é uma gíria baiana, que se refere à mistura, ao encontro e à confluência. “Acho que o título tem tudo a ver com a composição, porque é um pouco a ideia de mistura das nossas identificações. A partir do momento que a gente faz um mix de identidades, elas se perdem e ganham outras. Então é esse eterno movimento, de vir a ser”, fala Dude.
Influenciado pela frase “o homem que diz sou, não é”, da canção Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, Dude desenvolve uma letra ritmada, cheia de palavras e “contrações-batuques” – como o cantor define os encontros de consoantes presentes nas palavras –, somando funções rítmicas à canção.
“A música é um voto de esperança nas capacidades humanas de reinventar seus destinos, mas traz um comentário importante no final da faixa: ‘não dá para não-ser, se antes não for’, ou seja, para que haja mudança e transformação, é preciso antes que as múltiplas formas de existência tenham seus espaços garantidos no mundo comum que compartilhamos”, explica o cantor.
Dude revela que o processo de gravação durou mais de um ano. “Foi extenso. Fiz três versões dessa música, tentando achar uma maneira de cantar, porque ela se propõe a ser uma música popular, mas apresenta ideias extremamente complexas e sofisticadas de pensamento. Então, é difícil de cantar tanto do ponto de vista melódico, mas também de interpretação.”
O clipe
O videoclipe leva a assinatura do ilustrador Emerson Brandt, parceiro de trabalho de Dude desde 2012. “Foi um grande desafio pensar que tipo de imagem poderia traduzir ou representar algo de Mitiê, que trata da não-identidade”, diz Dude. “É uma música que brinca com a ideia do não-ser e todas as possibilidades que essas questões propiciam, promovem, geram. Então, não gostaria de restringir essa ideia sobre questões identitárias a uma espécie de narrativa roteirizada ou a uma imagem mais concreta, que acho que recursos fílmicos e fotográficos trazem. Com isso, surgiu a ideia de brincar com o desenho”, explica.
O cantor conta que todas as etapas de criação do clipe foram pensadas em conjunto pelos dois. O audiovisual traz imagens de diferentes fases e épocas da vida de Dude. “Quando o Emerson começou a me apresentar as ilustrações, achei que poderia ser algo interessante, porque ali era eu e já não era mais, pois tinha o desenho dele. Então, sugeri que ele usasse não tanto os desenhos bem-acabados, mas os traços, os esboços sendo apagados, construídos, os erros, as subversões de cores em relação à realidade.”
Dude São Thiago
Artista brasileiro com uma trajetória diversa e multifacetada, ligada à música, às artes dramáticas e aos cuidados da alma.
Formou-se ator e médico, especializado em psiquiatria. Depois, enveredou para o campo da direção teatral e dramaturgia, e ainda se tornou psicanalista e professor. Passados 10 anos longe dos palcos, Dude retorna à cena em 2023 pela música, apresentando-se como intérprete e compositor.
Suas estreias no universo dos lançamentos digitais acontecem em 2024, quando lança seu primeiro single – Magrelinha, de Luiz Melodia – e sua primeira canção autoral, Mitiê.
Dude pensa a arte como via de cuidado, transformação e movimento, e aposta na palavra aberta da poesia e na elegância da música como formas de cura e convívio. Sua trajetória extensa e transcultural, entre diferentes campos de conhecimento, mostra-se evidente em suas obras, temas e criações.
Ficha Técnica:
Música e Letra / Intérprete: Dude São Paulo
Produção da faixa: Paulo Assis e Dude São Thiago
Percussão: Jim Hamilton
Piano: Iuri Salvagnini
Baixo: Paulo Assis
Direção vocal: Yantó
Arte e Fotografia de Capa: Emerson Brandt
Ilustração na Capa: Mauricio Wallace
Videoclipe e Ilustrações de Videoclipe: Emerson Brandt
SERVIÇO:
Lançamento single Mitiê, de Dude São Thiago
Dia 11 de outubro
Disponível em todas as plataformas de streaming
Assessoria de imprensa
Buriti Comunicação
Paula Corrêa | paula@buriticomunicacao.com | 11 98339-4867
Carina Bordalo | carina@buriticomunicacao.com | 11 98211-6595