Sete atrações passarão pelo palco do evento com uniões entre blues, jazz, rock, MPB música erudita
A 18ª edição do projeto Oxe, É Jazz já tem data marcada para o segundo fim de semana de novembro. Reunindo sete destaques da música instrumental da Bahia, além de participações especiais, o evento promete balançar os amantes do jazz e do blues nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia e a realização da Mais Ações Integradas, o Oxe, É Jazz não só celebra a música instrumental como também oferece uma experiência cultural completa para o público, reafirmando-se como um espaço de encontro, diversidade e lazer.
Trazendo a fusão de jazz, rock e sotaque baiano, quem começará a festa na sexta-feira (8) será o guitarrista e compositor natural de Paulo Afonso, Igor Gnomo, vencedor do Prêmio Profissionais da Música (2023). Ao lado de Thiago Reuel (bateria) e André Jumper (baixo), o guitarrista forma o Igor Gnomo Group, que apresentará os sucessos do mais novo lançamento do trio, o álbum “Formiga Preta”.
Quem também subirá ao palco do Parque Costa Azul para agitar o público será o curador do Oxe, É Jazz, Eric Assmar, que se apresentará ao lado da Orquestra Baiana de Blues. Guitarrista, cantor e compositor, Assmar e curador do projeto Eric Assmar traz a estreia da Orquestra Baiana de Blues, uma big band de blues, em que a formação clássica de guitarra, gaita, baixo e bateria dialoga com um poderoso naipe de metais, formado por músicos experientes da cena soteropolitana. A apresentação foi especialmente pensada para o festival, brindando os fãs de jazz com um repertório com novos arranjos para canções autorais e clássicos do blues baiano e mundial.
A segunda noite de shows, no sábado (9), será iniciada pelo guitarrista e compositor baiano Jordi Amorim e da cantora e compositora alemã Juliana Blumenschein. Instrumentista e produtor musical, Jordi já passou por importantes festivais de jazz e, a partir de um intercâmbio realizado em Mannhein, na Alemanha, conheceu Blumenschein, com quem desenvolveu trabalhos musicais. A dupla se apresentará ao lado de um envolvente time de músicos com um repertório de jazz e música popular brasileira (MPB) regado a improvisações e talento.
Fechando com chave de ouro, o violinista e compositor Mário Soares subirá ao palco do Oxe, É Jazz muito bem acompanhado. Instrumentista membro da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA), Mário apresentará, ao lado de seu grupo composto por Ruan de Souza (violão), Robinson Cunha (bateria) e Nino Bezerra (baixo), um show que mescla temas autorais e releituras ao lado dos músicos trazendo como convidado o oboísta e Maestro Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA.
Além de muita música, emoções e a oportunidade de criar memórias, a edição de novembro do Oxe é Jazz proporcionará ainda o ambiente acolhedor do Parque Costa Azul, espaço democrático com opções de lazer para toda a família, reforçando sua missão de promover cultura de forma inclusiva e acessível.
OXE É JAZZ – NOVEMBRO 2024 (Parque Costa Azul/Salvador)
08/11 (sexta):
18:30h – Igor Gnomo Group
20:30h – Eric Assmar & Orquestra Baiana de Blues
09/11 (sábado):
18:30h – Jordi Amorim & Juliana Blumenschein (ALE)
20:30h – Mário Soares convida Maestro Carlos Prazeres