Sessão acontece no Circuito Saladearte CineMAM a partir das 19h, seguida de papo com Leonardo Barcelos e o performer Ayrson Heráclito
A Embaúba Filmes promove nesta sexta-feira (22), em Salvador, a pré-estreia de CORPO PRESENTE, novo filme do diretor Leonardo Barcelos que chega aos cinemas em 28 de novembro. A sessão especial acontece no Circuito Saladearte CineMAM, a partir 19h, seguida de um bate-papo com o cineasta e o performer Ayrson Heráclito.
Mesclando performance e reflexão, o cineasta mineiro coloca em debate as muitas maneiras de compreensão do corpo humano, considerando-o enquanto a carne que nos forma, mas também como expressão individual, artística e política em constante interação com o espaço e o outro. Desta forma, CORPO PRESENTE é tanto um filme sobre a matéria, como sobre identidade, cultura e sociedade.
Parte de um projeto mais extenso do diretor, chamado Trilogia do Corpo, CORPO PRESENTE une reflexão e performances artísticas, conforme cria uma experiência estética que apela para todos os sentidos, inclusive o tato. Assim, Barcelos constrói uma discussão complexa não só pela qualidade e extensão da sua pesquisa. Afinal, experimental e subjetivo por essência, CORPO PRESENTE faz da arte seu vetor e seu propósito.
“O documentário aborda um assunto atual, altamente relevante e, de certa forma, urgente. A sociedade deve participar e se engajar no debate sobre o corpo, o que ele significa e o que será no futuro”, reflete Barcelos.
Com depoimentos de personalidades como Suely Rolnik, Ailton Krenak e Erika Hilton, CORPO PRESENTE chega aos cinemas em 28 de novembro, com distribuição da Embaúba Filmes.
Sinopse:
CORPO PRESENTE investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, criando um retrato contemporâneo das possibilidades do corpo e de suas imagens. Acompanhamos de perto a jornada autobiográfica da personagem principal que numa espécie de diário subjetivo escrito na pele, registra sensações e reflexões, buscando compreender a si mesma e ao mundo ao seu redor. Ao se deparar com diferentes experiências, ela nos conduz a outros corpos e outras histórias que habitam a contemporaneidade. Os múltiplos corpos que compõem o documentário são corpos políticos que criam e propõem novos universos, sinalizando novas formas de estar no mundo, traduzindo a sociedade contemporânea em toda a sua complexidade.
Sobre Leonardo Barcelos:
Leonardo Barcelos trabalha e vive em Belo Horizonte e possui mais de 20 anos de experiência com audiovisual. É bacharel em Comunicação Social – UFMG e Pós-Graduado em Comunicação, Novas Tecnologias e Hipermídia – Uni-BH.
Leonardo Barcelos já dirigiu e roteirizou uma série (10 episódios), três longa-metragens e seis curtas-metragens, incluindo os premiados “Noiva de Deus” e “Nacos de Pele”. Seu primeiro longa “Balança mas não cai” obteve uma significativa carreira em festivais internacionais e nacionais (Tiradentes, Mostra de São Paulo, Havana, Buenos Aires). “O que pode o corpo?”, seu segundo longa, estreou no Canal Curta! e foi indicado a melhor filme na categoria filme de arte no 2o Claro Festival Curta! Documentário. Seu terceiro longa-metragem CORPO PRESENTE, foi lançado na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e teve a sua estreia internacional no aclamado 44º Festival del Nuevo Cine Latino Americano – Havana.
Barcelos está em constante contato com outras áreas de atuação: como artes plásticas, dança, teatro e performance. Suas obras foram exibidas em mais de 40 países e premiadas em diversos e importantes festivais nacionais e internacionais, além de comercializadas em salas de exibição, canais de TV e internet. Atualmente faz a direção da série “Cartografias do Corpo”, que conta com artistas mundialmente famosos como Marina Abramovic, ORLAN, Stelarc, Viktoria Modesta, Regina José Galindo, José Celso Martinez, entre outros.