Primeira roda de conversa acontece em 08 de agosto, com tema “Atributos de Olódùmarè”, no Ilé Awò Òbatàlá e em formato online
Com o propósito de reunir saberes, fortalecer vínculos espirituais e promover diálogos profundos sobre religiosidade, ancestralidade e filosofia de vida, nasce o projeto Encruzilhada Ancestral. Proposto pelo Babalorixá Ofarinde Ifatunde Egunbona, o ciclo de estudos contará com encontros mensais que têm como base as tradições afro-brasileiras, especialmente o Candomblé de Ketu e sua conexão com o culto de Ifá, em diáspora.
O primeiro encontro acontece no dia 08 de agosto, às 19h, no Ilé Awò Òbatàlá (também conhecido como Casa de Obatalá), em Salvador – com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet, e traz como tema “Atributos de Olódùmarè”. A partir da reflexão do antropólogo e teólogo iorubá Bolaji Idowu, autor do livro Olódùmarè: God in Yoruba Belief (“Olódùmarè: Deus na crença Iorubá”, em livre tradução), a discussão abordará a figura de Olódùmarè como Ser Supremo – criador de todas as divindades e da humanidade, onipotente, onisciente, transcendente e benevolente.
“A proposta é viver a religiosidade como prática, reflexão e caminho, entrelaçando o saber ancestral às experiências cotidianas, com profundo respeito aos fundamentos dos povos de terreiro”, afirma Baba Ofarinde. Também serão abordadas contribuições do corpus literário de Ifá, segundo o qual Olódùmarè concede aos orixás o àṣẹ, energia vital que ativa e sustenta a criação e serve de canal entre o humano e o divino. Para o sacerdote, esses elementos compõem a base da cosmologia iorubá em diáspora e “oferecem uma profunda sabedoria para pensar o sagrado, a vida e as relações humanas”.
O projeto se propõe a ser um território sagrado de escuta, partilha e reconstrução de saberes que atravessam gerações e se atualizam na oralidade e na vivência espiritual. Ofarinde explica que é por meio dessas trocas que o conhecimento ancestral se reorganiza, se atualiza e se compartilha, mantendo viva a tradição em sua força espiritual. “Encruzilhada Ancestral é um chamado para quem deseja caminhar com os pés fincados na terra e os olhos voltados para a sabedoria dos antigos”, conclama o Babalorixá.
As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo, também disponível na bio do perfil no Instagram da Casa de Obatalá (@casa.de.obatala). Para aqueles que escolherem a modalidade digital de participação, o link será enviado no dia do encontro. A contribuição para a participação é livre, no entanto é sugerida a troca no valor de R$ 20,00 (vinte reais).
Serviço:
Encruzilhada Ancestral – Primeiro encontro: Atributos de Olódùmarè
Dia 08 de agosto (quinta-feira) – 19h
No Ilé Awò Òbatàlá (Casa de Obatalá) – (Tv. Águas Cristalinas, SN, Narandiba, Salvador-BA)
Transmissão ao vivo pelo Google Meet
Valor de contribuição livre: troca sugerida – R$ 20,00 (vinte reais)
Inscrições (link disponível também na bio @casa.de.obatala): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzWdM4uyjohaVeSoxNcOqfh1TZoctKVdJ2Q91dPxqmMZX5eA/viewform















