A formação gratuita segue para a quinta turma, a ser realizada em formato híbrido, com aulas presenciais em Porto Alegre e on-line na Escola Fundação Itaú. As inscrições para as 30 vagas disponíveis abrem na segunda quinzena de março e o edital, com todas as informações, já estão disponíveis para consulta
No dia 18 de março, a partir das 9h, abrem as inscrições para a quinta turma do Mestrado Profissional em Economia, área de concentração Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas , formação gratuita realizada em parceria pela Fundação Itaú, via Itaú Cultural, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso é direcionado a estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento que queiram aprofundar os estudos e pesquisas sobre questões econômicas referentes à área da economia da cultura e indústrias criativas. As inscrições podem ser feitas até 1º de abril, às 18h, na plataforma da Escola Fundação Itaú ( www.fundacaoitau.org.br/escola/ ).
Ao todo, são oferecidas 30 vagas, das quais 10 se destinam para ampla concorrência, 15 para ações afirmativas e cinco para reingresso – alunos selecionados em outras edições, que não chegaram a concluir a formação e desejam retomá-la. Os selecionados serão divulgados no dia 28 de maio. As aulas têm previsão de início em julho.
O curso será realizado em formato híbrido, com aulas presenciais obrigatórias em Porto Alegre e atividades on-line pela Escola Fundação Itaú e pela plataforma da universidade . A proposta é viabilizar a aplicação do conhecimento econômico, teórico e prático em estudos sobre cultura e indústrias criativas.
Outra proposta de formação é criar uma estrutura sólida de referências sobre o tema, para qualificar a discussão a respeito do assunto. Visa também a produção de matéria-prima conceitual e técnica para que sejam aprofundadas análises de estatísticas econômicas sobre os setores englobados.
Disciplinas e professores
Ao longo do programa, os selecionados desenvolvem um projeto de pesquisa, com suporte de metodologia e com orientação específica.
Para tanto, acompanham as disciplinas de Fundamentos de Economia; Economia e política da cultura e das indústrias criativas; Microeconomia e indústrias culturais e criativas; Macroeconomia brasileira e as indústrias culturais e criativas; Metodologia de pesquisa; Estatística aplicada e métodos quantitativos; e Marcos legais e regulamentos na cultura. Também entra nessa relação o tópico especial A economia das indústrias criativas em uma era global e digital, e Seminário de dissertação para auxiliar no desenvolvimento e finalização da pesquisa a ser defendida.
O curso tem direção acadêmica e científica dos Doutores Róber Iturriet Avila e Maurício Andrade Weiss, e um corpo docente de 12 professores. Os módulos contam, ainda, com a participação de outros professores e professoras universitárias, pesquisadores e pesquisadores e profissionais com experiência nos temas em nível internacional.
O edital e o programa completo do Mestrado Profissional em Economia, área de concentração Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas está disponível na plataforma da Escola Fundação Itaú ( www.fundacaoitau.org.br/escola/ ).
SERVIÇO:
Mestrado Profissional em Economia, área de concentração Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas
Realizada em parceria pela Escola Fundação Itaú e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Inscrições:
De 18 de março, às 9h, até 1 de abril, às 18h
No site da Escola Fundação Itaú www.fundacaoitau.org.br/escola/