‘No Banco – Os Valores de Ngunji à mesa dos Drongos’ terá lançamento nesta sexta-feira (16), na Academia de Letras da Bahia
Acontece em Salvador, no dia 16 de agosto (sexta-feira), o segundo de quatro eventos de lançamento no Brasil do escritor angolano João Kaveto. Na capital baiana, o romance ‘No Banco – Os Valores de Ngunji à mesa dos Drongos’ será lançado na Academia de Letras da Bahia, localizada na Av. Joana Angélica, 198, Nazaré, a partir das 18 horas.
‘No Banco – Os Valores de Ngunji à mesa dos Drongos’ narra a trajetória de Ngunji (nome comum em Angola que, na linguagem bantu significa “pilar, pessoa lutadora, batalhadora”) que, depois de ver sua família perder tudo em um incêndio causado por uma bomba, à época em que dois partidos políticos reivindicam vitória eleitoral do país, ele, com apenas dez anos de idade, promete à mãe e aos irmãos que lhes dará uma nova casa e uma vida digna.
Nascido no município de Caconda, em Angola, Kaveto, de 44 anos, se inspirou em sua própria história de vida para escrever o romance. “Sou um jovem que cresceu nas piores condições possíveis, vendedor de rua para ajudar no sustento da família, cresci em um meio de muitas desigualdades sociais. Quando eu frequentava o 9º ano, minha mãe vendeu uma de suas saias para comprar um livro de física para mim. Por saber do sacrifício dela para me oferecer aquele livro, passei a devorá-lo”, conta ele.
Foi quando começou a desenvolver em Kaveto uma das mais importantes características para um escritor: o poder de observação e imaginação. “Observava tudo ao meu redor, com a alma de um apaixonado pelo movimento dos planetas. Observava o que as pessoas diziam e faziam, escrevendo minha análise sobre tudo que cabia à minha imaginação”.
Formado em Economia, com experiência em reintegração socioeconômica de sociedades rurais, o agora empresário bem sucedido garante que o livro “é fruto de mais de 15 anos observando o percurso e o constrangimento que os empreendedores do meu país e da lusofonia enfrentam no processo de realização dos seus sonhos. Espero que ele sirva de inspiração para a superação desses muitos obstáculos”.
Será sua primeira vez na capital baiana. A expectativa para o lançamento é grande: “Será a primeira vez que terei os meus pés nessa linda terra, a terra que carrega a cidade com a maior alma africana fora do Continente. Minha maior expectativa é que meu livro venha acrescer um toque de fé, paz e sentido de missão a todos. Lançar o meu primeiro livro na Academia de Letras da Bahia é ter a certeza de que receberei a maior bênção possível para que a minha carreira de escritor seja inquestionavelmente coroada de êxitos”.
No Banco – Os Valores de Ngunji à mesa dos Drongos terá também eventos de lançamento em São Paulo, dia 14, e Recife, nos dias 20 e 22 de agosto.
Sobre o autor:
João Kaveto, cidadão angolano, nasceu no município de Caconda, província da Huíla. Licenciado em Gestão de Empresas e mestrando em Administração Financeira pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, tornou-se empresário e gestor de profissão, dedicando-se a essas atividades por mais de 15 anos.
Apaixonado por leituras biográficas, histórias corporativas e gestão estratégica, presta serviços de consultoria na área de planejamento, gestão e análise de projetos de investimentos, dedicando parte considerável do seu tempo na análise da estrutura do tecido empresarial angolano em face de programas concebidos para o desenvolvimento socioeconômico de Angola.
Serviço:
O que: Lançamento do livro ‘No Banco – Os Valores de Ngunji à mesa dos Drongos’
Autor: João Kaveto (@joao.kaveto)
Data e local: 16 de agosto, a partir das 18h, na Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198, Nazaré)
Editora: Viseu