O grupo Mãos no Couro, referência na difusão da musicalidade de matriz africana, realiza a primeira edição da Escuna Mãos no Couro: Samba do Quebra Mar, um evento inédito que levará ao mar a força dos ritmos de terreiro. O passeio acontece no dia 22 de março, saindo de Salvador, e promete uma experiência imersiva de percussão e celebração ancestral.
O Mãos no Couro surgiu como um curso de percussão em 2015, idealizado pelo Tata Xikangoma, músico, arte-educador e Contramestre de Capoeira, Dainho Xequerê, com foco nos ritmos do candomblé e na musicalidade afro diaspórica. Desde então, expandiu suas atividades, reavivando a Terça da Benção, com samba de terreiro, inspirado também no samba rural e na capoeira, e o Ngoma Móvel, um carro itinerante onde atabaques e instrumentos de sopro entoam cantigas de candomblé. Atualmente, além das aulas regulares de percussão, dança e instrumentos afro-baianos, o grupo conta com uma equipe formada por seus próprios aprendizes, realizando diversos shows e apresentações.
“A Escuna Mãos no Couro é uma extensão natural do nosso trabalho e representa um novo espaço de celebração da nossa cultura. Queremos que esse evento se torne uma tradição anual no primeiro semestre, reunindo aqueles que vivem e valorizam a música de terreiro”, explica Xequerê, idealizador do Mãos no Couro.
Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de vivenciar roda de samba e momentos de troca sobre a importância da musicalidade afro-brasileira. Além disso, a paisagem da Baía de Todos-os-Santos será o cenário perfeito para essa experiência única de conexão com as raízes e a ancestralidade. O ingresso inclui churrasco, cerveja, água, refrigerante e banho de mar na Praia das Neves e Itamuabu, garantindo uma experiência completa de celebração e convivência.
Serviço:
O quê: Primeira edição da Escuna Mãos no Couro: Samba do Quebra Mar
Quando: 22 de março
Quanto: R$180 Contato para ingressos: 71983478153