Recomendação do professor é investir no reaproveitamento de peças e acessórios, de modo a adotar uma atitude sustentável de consumo
Cada estação tem suas particularidades, e o outono/inverno 2025 promete unir moda e ousadia com peças que fogem do óbvio, sem abrir mão do estilo e da identidade pessoal. Quem confirma essa tendência é a docente do curso de Estilo e Imagem Pessoal do Senac EAD, Renata Braga Artacho, com base em pesquisas e experiência profissional que soma mais de 25 anos no setor.
O olhar técnico da especialista se soma às análises de veículos de referência no setor, como Vogue, WGSN e L’Officiel, que apontam o fortalecimento de estampas marcantes nesta temporada, com destaque para o animal print, o cow print e os diversos tipos de xadrez.
Segundo Renata, o animal print retorna com força, com releituras criativas e modificações versáteis. A estampa clássica de onça divide espaço com padrões como zebra, cobra, tigre e a moderna cow print (estampa de vaca), que traz um toque ousado e contemporâneo aos looks. Esses estampados não aparecem apenas em roupas, mas também em acessórios como cintos, bolsas, echarpes e calçados.
“É possível criar um visual elegante, moderno e muito estiloso ao combinar peças de alfaiataria com estampas animal print. Basta observar o equilíbrio na composição”, orienta o docente.
Camisas xadrez: do campo à cidade com muito estilo
Outro clássico que ganha nova “roupagem” é a camisa xadrez, especialmente a de flanela. “Ela é atemporal e pode ser usada em composições sociais ou urbanas. O segredo está na escolha da padronagem e no caimento da peça”, explica Renata. O xadrez miúdo, por exemplo, pode ser combinado com peças de alfaiataria, criando um visual mais sofisticado tanto no vestuário masculino quanto feminino”, explica o docente.

Animal print: puro para todas as estações
De acordo com um especialista do Senac EAD, o animal print é uma tendência permanente e adaptável a qualquer estação do ano. No verão, ele aparece em vestidos e saias fluidas, combinados com tecidos leves e cores vibrantes. Já no inverno, ganha sofisticação com tecidos como lã, veludo e sarja, em tons terrosos ou neutros.
“Peças como blazers, casacos e calças são ideais para incorporar a estampa animal print no frio. E quem gosta de ousar pode até sugestões padronagens como onça e cobra no mesmo look, desde que haja harmonia”, sugere.
Como os núcleos do inverno 2025
As vitrines da estação devem refletir a paleta de cores mais sofisticadas dos últimos anos, segundo os principais institutos de pesquisa de moda. Tons como marrom, bege, verde musgo, vermelho bordô, fúcsia, azul-marinho, verde-oliva e amarelo mostarda serão em alta.
A grande estrela será o tom Mocha Mousse, escolhido pela Pantone como cor do ano. Inspirado no café e chocolate, ele representa o equilíbrio perfeito entre exuberância e sobriedade.

Por fim, Renata compartilha algumas dicas de nosso para aproveitar a moda da estação, mantendo atitudes seguras:
– Explore as tendências no seu próprio armário: adquira peças nas cores do inverno de 2025.
– Aposte em sobreposições criativas: use camisetas, camisas e blazers com jeans e cachecóis.
– Utilize acessórios para transformar o look: um cinto ou lenço animal print já renovado a produção.
– Reinvente suas modificações: conheça bem as peças que tem e invista em coordenadas inusitadas com xadrez e alfaiataria.
“Moda é expressão, é construção de identidade. E ela pode, e deve, ser elegante, ousada e consciente ao mesmo tempo”, finaliza Renata.
Para quem deseja se aprofundar nas tendências e adotar um olhar técnico sobre o próprio estilo, os cursos livres na moda do Senac EAD são uma excelente porta de entrada. O curso de Visagismo , por exemplo, ajuda o aluno a entender como a imagem pessoal se comunica com o mundo. Clique no link e conheça as opções oferecidas pela instituição.
Sobre o Senac EAD
Com quase 80 anos de educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade foi dada em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio da rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa dos cursos do Senac EAD.