O Bando de Teatro Olodum celebra 35 anos de trajetória com a nova temporada do espetáculo Erê, em cartaz até hoje, 28 de setembro de 2025, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador. As apresentações acontecem às sextas e sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h.
Com concepção de Lázaro Ramos, direção de Zebrinha (José Carlos Arandiba) e Cássia Valle, dramaturgia de Daniel Arcades e direção musical de Jarbas Bittencourt, Erê é um manifesto contra o racismo e a violência que interrompe vidas negras diariamente.
A montagem revisita a peça Erê pra toda a vida/Xirê, criada pelo Bando em 1996 e apresentada em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Londres. Estreado em Salvador em 2015, o espetáculo ganha agora nova leitura, inserindo no elenco três jovens atores negros de Salvador, selecionados por audição, que se unem aos veteranos do grupo. Entre os destaques, está a atriz Valdinéia Soriano, conhecida por suas atuações em novelas da Rede Globo.
“Este Erê é festa e ferida, canto e denúncia, celebração e resistência. É o Bando inteiro dizendo: a vida preta é sagrada”, resume Cássia Valle, que também integra o elenco.
A concepção reúne elementos históricos da companhia, como cenários de Hélio Eichbauer e Alberto Pitta e figurinos que remetem a produções icônicas, além de novas criações que dialogam com o presente. As músicas de Jarbas Bittencourt ganham novos arranjos, e os textos de Daniel Arcades incorporam improvisos, característica marcante do grupo.
Para Zebrinha, revisitar Erê é reafirmar a força de um coletivo que se reinventa: “A arte do Bando sempre esteve ligada à celebração e à denúncia. Ter o elenco inteiro no palco junto a novos talentos é um presente para o público e para a nossa história”.
O projeto Erê – Bando 35 anos conta com patrocínio da Wilson Sons, por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Serviço
O quê: espetáculo Erê – Bando de Teatro Olodum
Quando: 28 de setembro de 2025, às 18h
Onde: Teatro Gregório de Mattos – Praça Castro Alves, Centro, Salvador-BA
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Foto divulgação: Maíse Xavier















