Evento acontece nesta segunda, 30 de junho, às 10h, na Faculdade de Comunicação da UFBA
A Benditas Projetos Criativos vai realizar, em parceria com a Araçá Filmes, a masterclass Desenvolvimento, produção e caminhos para internacionalização de “Tempo Meio Azul Piscina”, filme de longa-metragem escrito e dirigido pela cineasta premiada Sofia Federico. O evento é aberto ao público e será realizado no próximo dia 30 de junho (segunda-feira), às 10h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador.
Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a profissionais em início de carreira, a masterclass será ministrada por Sofia Federico e Marcos Povoas, produtor associado do longa, e contará com a mediação de Sol Moraes, também produtora associada. Durante o evento, serão abordadas questões referentes ao desenvolvimento e à produção de “Tempo Meio Azul Piscina”, dando ênfase em especial às estratégias de internacionalização do longa.
“Tempo Meio Azul Piscina” é um filme de ficção recém-rodado em Salvador e que está na etapa de pós-produção. O projeto começou a ser desenvolvido em 2018, tendo participado de diversos laboratórios e encontros de mercado, como o IX Salão de Produtores e Projetos Cinematográficos (SAPCINE FICCali 2024) – evento voltado à qualificação e fortalecimento de projetos para realizadores cinematográficos iberoamericanos, realizado em novembro do ano passado, no âmbito do FICCali Festival, em Cali, na Colômbia. A experiência de participação dos palestrantes e da mediadora no SAPCINE também será compartilhada durante a masterclass.
A viagem dos palestrantes ao IX Salão de Produtores e Projetos Cinematográficos (SAPCINE FICCali 2024) foi viabilizada por meio do apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia (Edital Mobilidade Cultural 2023/2024). Como forma de contrapartida ao benefício recebido, a Benditas está promovendo a masterclass, que conta com o apoio da FACOM.
Serviço
O quê: masterclass Desenvolvimento, produção e caminhos para internacionalização de “Tempo Meio Azul Piscina”
Quando: 30 de junho (segunda-feira), às 10h
Onde: auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Rua Barão de Jeremoabo, s/n, PAF Ondina)
Quanto: aberto ao público
Sobre Sofia Federico
Natural de Salvador, é roteirista, diretora, pesquisadora de audiovisual, consultora de dramaturgia e sócia da Benditas Projetos Criativos. Mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2024). Escreveu e dirigiu curtas diversos, como Cega Seca (2003/indicado em 2004 ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Curta de Ficção), Vermelho Rubro do Céu da Boca (2005/indicado em 2006 ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Curta de Ficção), Caçadores de Saci (2005), Navegantes (2015), entre outros. Desde 2014, vem escrevendo e dirigindo conteúdos seriados, como Francisco só quer jogar bola (13×26´/ fic/ 2020/ TVE Bahia), Pequeno Tratado de Pequenas Coisas (05×13´/ fic/2021), Todos os Sonhos (05×26´/ doc/ 2023/ TVE Bahia) e Tabuh! (04×26´/ fic/ 2019/Futura e Globoplay), finalista do Prix Jeunesse Iberoamericano de 2019. Em 2014, dirigiu com Marcos Povoas o programa televisivo semanal Jazz na Madrugada (52 x 2h30/ TVE Bahia), entre outros. Está produzindo o longa de ficção Tempo Meio Azul Piscina, roteiro contemplado com o Prêmio Cabíria em 2019 e vencedor em 2020 do FRAPA. O projeto foi selecionado em 2023 no edital de Novos Realizadores da Ancine/FSA. Desde 2020, integra a Rede Paradiso de Talentos e a Rede Cabíria de mulheres roteiristas.
Sobre Sol Moraes
Produtora de cinema (Araçá Filmes / www.aracafilmes.com.br). É referência no cinema baiano, trabalhando desde 1990 no setor do audiovisual. Produziu o icônico clipe They Don’t Care About Us, de Michael Jackson, com direção de Spike Lee. Participa ativamente da formulação de políticas públicas do setor. Pela sua produtora, a Araçá Filmes, produziu curtas e longas, dentre eles Estranhos e Nina, com direção de Paulo Alcântara, o último distribuído em 2023; Longe do Paraíso, de Orlando Senna, distribuído em 2024; e está finalizando o longa A Pele Morta, com direção de Denise Moraes e Bruno Torres. Em coprodução com a Benditas e Mar Digital, acaba de rodar Tempo Meio Azul Piscina, com direção de Sofia Federico, que entra em fase de finalização. Já com vários projetos na carteira, segue em captação de recursos.
Sobre Marcos Povoas
Produtor, diretor e montador, sócio da Docdoma Filmes. É produtor dos longas Trampolim do Forte (João Rodrigo Mattos); Cuíca de Santo Amaro – Ele, o Tal (Joel de Almeida e Josias Pires), Café, Pepi e Limão (Adler Paz e Pedro Léo). No segmento de conteúdo seriado, é produtor executivo e montador das séries de ficção Francisco só quer jogar bola (TVE Bahia/2020), Pequeno Tratado de Pequenas Coisas (2021) e Tabuh! (Futura e Globoplay/2019), série finalista do ComKids – Prix Jeunesse Iberoamericano em 2019. Produtor e montador dos curtas Cega Seca (2003/indicado em 2004 ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Curta de Ficção), Vermelho Rubro do Céu da Boca (2005/indicado em 2006 ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Curta de Ficção), Cães (2009/ premiado como Melhor Filme pela Crítica no 41º Festival de Cinema de Brasília), entre outros. Com o curta O Sarcófago, de Daniel Lisboa, recebeu prêmio de Melhor Montagem na 12ª Mostra Londrina de Cinema. Montador dos longas Jardim das Folhas Sagradas (Pola Ribeiro) e Nina (Paulo Alcântara). Em 2012, dirigiu e roteirizou o documentário Esculpindo feito Louco, programa da série televisiva Artesãos da Cultura Baiana (2013/ TVE Bahia). Dirigiu, junto com Adler Paz, o documentário O Pipoqueiro e o Cinema, em 2004. Codiretor e montador da série Jazz na Madrugada (2014-2015/TVE Bahia), entre outras obras. Trabalhou na produção de discos de artistas e grupos, como Daniela Mercury (Música de Rua e Feijão com Arroz,), Márcio Mello (Toneladas de Amor), Lampirônicos (Que Luz É Essa?), Teatro Vila Velha (Trilhas do Vila). Fez a direção musical dos espetáculos José Ulisses da Silva (Viladança) e Candaces (Companhia de Teatro dos Comuns – RJ). Com este último, recebeu o Prêmio Shell 2003/2004 de Melhor Direção Musical.
Sobre a Benditas Projetos Criativos
A Benditas cria, desenvolve e produz projetos artístico-culturais, conteúdos audiovisuais e programas de formação voltados aos setores da Economia Criativa e da Inovação. Atua junto a empresas e organizações, colaborando no aperfeiçoamento da gestão de projetos e negócios do campo criativo.