Peças autorais de design atemporal e poético reforçam a identidade do estúdio catarinense na principal feira de design colecionável do país.
O Estúdio Hostins-Borges participa da 13ª edição do MADE – Mercado, Arte, Design, que acontece de 28 de maio a 1º de junho, no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Com uma abordagem que cruza rigor técnico e poesia visual, a dupla de designers Natan Hostins e Yuri Borges apresenta peças que além de simplesmente ocupar espaços, interpretando-os com sutileza e estabelecendo conexões entre forma, matéria e emoção. Os lançamentos reforçam a proposta do estúdio de um design atemporal, sensível e funcional.
Mobiliário – Coleção Zay
Inspirada no conceito de Zeitgeist , que representa o espírito do tempo, a coleção Zay traduz, em forma e matéria, as influências e valores de uma época. A linha de mobiliário combina referências do passado, tecnologias do presente e uma consciência voltada para o futuro. Entrega função com poesia, ergonomia, presença e propósito, estética e consciência ambiental.
A coleção é composta por cinco peças: cadeira, cadeira com braços, poltrona, banqueta e mesa. Zay é marcado por traços suaves, proporções equilibradas e uma estética que convida ao toque e à contemplação. Durante o MADE, o estúdio apresentará dois modelos da coleção: a poltrona em madeira natural com tecido em linho terracota e a cadeira com braços em madeira tingida na cor Conhaque com linho bege.
Produzida em madeira Faia de origem europeia, com certificação FSC de manejo florestal responsável, Zay reforça o compromisso dos designers com práticas sustentáveis e o respeito ao tempo da natureza. Leve, resistente e naturalmente expressiva, a madeira Faia valoriza a experiência tátil e visual das peças. Os acabamentos incluem couro nas cores preto, marrom e bege, tecidos em linho nos tons bege, cinza, terracota e verde, além do bouclé off-white.
Luminárias – Coleção TAKO
Com design minimalista e intencional, a coleção TAKO foi criada para espaços com protagonismo, sem excessos. Uma fusão entre o clássico e o contemporâneo, o funcional e o estético. Composta por dois modelos de luminárias — pendente de teto coluna de piso, a linha apresenta traço preciso e um olhar sensível sobre a luz e o espaço. As peças propõem uma descrição entre funcionalidade e nível visual.
Desenvolvidas com estrutura metálica e desenho linear em “V”, conseguindo uma luz contínua e serena. O feixe principal é projetado de forma direta e equilibrada, enquanto uma fração da luz se rebate suavemente para o lado oposto, criando camadas luminosas, sutis e elegantes. São produzidos em um processo artesanal que contrasta a simplicidade do olhar com a complexidade técnica de execução.
Projetado para favorecer a concentração e o conforto visual, a luminária pendente tem proporções ideais para ser instalada em bancadas de trabalho, cozinhas, refeitórios, restaurantes e home offices.
Já a coluna TAKO é perfeita para salas de estar e dormitórios, oferecendo peculiaridades na criação de atmosferas. A peça pode ser girada manualmente, adaptando-se a diferentes usos e cenários, desde uma luz direta funcional até uma iluminação indireta e intimista.


Sobre Hostins-Borges
Hostins-Borges é um estúdio de design focado na criação de produtos que valorizam a atemporalidade e a simplicidade em sua essência. Fundado em 2020 pelos arquitetos e designers Natan Hostins e Yuri Borges, nasceu como um movimento natural de profissionalização do ofício e aprofundamento do fazer autoral. Com trajetória sólida na concepção de espaços e interiores, além de uma amizade de longa data, a dupla une repertório técnico e selecionado em cada criação.
A partir da formação acadêmica em design de produto, os sócios iniciaram uma jornada voltada à pesquisa de materiais, formas e processos, estabelecendo parcerias com fabricantes e fornecedores locais para desenvolver coleções que não tenham funcionalidade, sensibilidade estética e produção consciente.
Em 2022, o estúdio foi premiado com a prata no LAD Awards – Prêmio Latino-Americano de Design, com a linha de luminárias SANN, a primeira desenvolvida pela marca. Em 2024, integrou o Salão do Móvel de Milão com a poltrona Stål, apresentando a curadoria de Bruno Simões na exposição da Apex Brasil, realizada na Università Degli Studi di Milano.