Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Estudo analisa os impactos da fé evangélica nos hábitos culturais e sociais no Brasil

  • Atitude, Comportamento, Destaque 1, Sub-Editoria Atitude
  • 2025-07-31
  • Sem comentários
  • 3 minutos de leitura

Pesquisa traz dados inéditos sobre o tema e destaca o protagonismo de jovens cristãos na formação de um novo estilo de vida na sociedade brasileira  

Com quase 27% da população brasileira se declarando evangélica, o impacto deste grupo na sociedade vai além dos templos e cultos; vem transformando as esferas culturais, sociais e de consumo no País. Esta é uma das principais conclusões do estudo “Cultura, Consumo e Transformação: O Impacto do Crescimento Evangélico no Brasil”, conduzido pela área de Creative Data da Artplan.

Em 1991, 9% da população se declarava parte da comunidade evangélica e já em 2022, houve aumento para 26,9%, segundo o último Censo de 2022. O levantamento da Artplan também revela um conjunto de comportamentos, valores e estéticas que formam uma identidade coletiva robusta e em expansão, especialmente entre os mais jovens. De acordo com o panorama, Geração Z já representa 47% da juventude evangélica no país, com destaque entre adolescentes de 12 a 19 anos, 32% acima da média dos jovens religiosos.

“Toda essa ascensão evangélica não é apenas religiosa. Ela é cultural, comportamental e econômica. Ignorar esse público significa abrir mão de diálogo com uma fatia significativa da população”, afirma Carolina Amorim, Head nacional de Creative Data da Artplan.

A Artplan identificou ainda o crescimento de movimentos que integram fé, bem-estar e performance física, como o grupo Legendários, criando um novo estilo de vida cristão ancorado em propósito e disciplina. Os devocionais digitais somam mais de 56 mil conversas online em 2024, além do conteúdo produzido, reforçando o protagonismo da espiritualidade no ambiente digital.

No total, 392 mil conversas públicas, mais de 99 mil conteúdos sobre protestantismo e 3.000 thumbnails de vídeos no TikTok, foram analisadas pela agência em redes sociais em um único ano. Os números evidenciam o potencial de influência desse ecossistema sobre o consumo e os discursos midiáticos. Discursos de esforço, propósito e autogestão fazem da fé uma ferramenta de fortalecimento pessoal. Dados mostram que 78% dos evangélicos estão mais cuidadosos com o dinheiro e finanças são um dos temas mais discutidos nos grupos de Telegram monitorados.

O estudo traz dados expressivos sobre o engajamento dessa audiência em diferentes frentes. O consumo de música gospel, por exemplo, cresceu 46% nas plataformas de streaming. Projetos como “Café com Deus Pai” lideram rankings de audiência e a hashtag #TikTokCristão já reúne mais de 1 milhão de publicações. No campo da moda, termos como #ModaCristã, #LookProCulto e #LookCristão mostram que estética e espiritualidade caminham juntas com apelo aspiracional.

“Se antes o consumo evangélico se afastava do que era visto como mundano, hoje ele se reinventa dentro das tendências e faz parte do mainstream, com estética, linguagem e comportamento alinhados ao espírito do tempo.”, aponta Mariana Zinsly, gerente da área de Creative Data.

As igrejas, por sua vez, ampliaram o seu papel. De centros religiosos, passaram a hubs de convivência: oferecem shows, cafés, festas e atividades esportivas. Antes da pandemia, mais de 75% dos fiéis frequentavam cultos semanalmente. Agora, os templos operam também como espaços de sociabilidade, o que tem impacto direto na forma como as marcas interagem com esses ambientes.

O estudo aponta para a necessidade de compreender esse universo com profundidade e respeito. Em vez de iniciativas pontuais com linguagem religiosa superficial, o que se percebe é a valorização de uma comunicação mais próxima do cotidiano dos fiéis, que leve em conta os valores, as estéticas e as práticas ligadas à fé.

“A gente precisa aprender a traduzir valores, não apenas os símbolos. Não é só sobre usar cruz ou ouvir louvor, é sobre falar de superação, rotina, comunidade.”, completa Carol Amorim.

Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorDocumentário baiano ‘Cais’ faz estreia nos EUA durante o BlackStar Film Festival
PróximoTal Pai, Tal Filho, Penalty propõe presentes que vestem essa conexãoNext
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

Parada Natalina retoma apresentações neste final de semana no Centro Histórico

13 de dezembro de 2025

Pelourinho celebra Dia Nacional do Forró com shows de Cicinho de Assis, Jeanne Lima, Forró do Tico e tributos a Luiz Gonzaga

12 de dezembro de 2025

Magnésio impulsiona qualidade de vida das mulheres

12 de dezembro de 2025

Verão acende alerta para o uso de anabolizantes: aumento de 670% nas vendas preocupa

12 de dezembro de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Parada Natalina retoma apresentações neste final de semana no Centro Histórico

Pelourinho celebra Dia Nacional do Forró com shows de Cicinho de Assis, Jeanne Lima, Forró do Tico e tributos a Luiz Gonzaga

Magnésio impulsiona qualidade de vida das mulheres

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui