Maior plataforma de dados de navegação da América Latina destaca quatro grandes momentos que movimentam o consumo online durante a estação mais fria do ano
Estudo traz insights relevantes sobre comportamento digital no inverno e orienta estratégias para marcas e o mercado de consumo
As baixas temperaturas não esfriam o comportamento digital dos brasileiros. Pelo contrário: com a chegada do inverno, datas sazonais como Férias Escolares de Julho e Festas Juninas impulsionam mudanças significativas no consumo de conteúdo online, na intenção de compra e nos hábitos de lazer, como aponta o mais recente levantamento da Navegg, maior plataforma de dados de comportamento digital da América Latina, parte do Grupo Dentsu. O levantamento identificou quatro grandes momentos sazonais que movimentam o consumo de conteúdo, turismo, entretenimento e planejamento familiar online.
O comportamento dos usuários também demonstra que os efeitos do inverno se prolongam além do calendário oficial. Temas como férias, frio, gastronomia e festas típicas seguem relevantes tanto antes quanto depois da estação.
Com o maior volume entre os perfis mapeados, 7,6 milhões de usuários, o tema “Viagem de Férias” lidera em audiência e intenção de compra. Segundo a Decolar, houve um aumento de 107% nas buscas por pacotes para as férias de julho de 2024, e o interesse por “Férias Escolares” cresceu 135% na Rede Navegg em 2025. As principais afinidades envolvem viagens para o Nordeste e América do Sul, reservas de hotéis e resorts, além de atividades culturais e de lazer, como cinema, parques e teatro.
Fonte: Rede Navegg, Decolar, Jornal de Turismo
Com cerca de 4,7 milhões de usuários, os momentos de lazer familiar se destacam como um comportamento relevante durante o inverno. Mesmo com 60% dos pais relatando que não conseguem tirar férias com os filhos em julho, 67% planejam realizar atividades aos finais de semana.Na Rede Navegg, esse comportamento se reflete em um aumento de 7% no interesse por streaming em 2025 sinalizando oportunidades para marcas de entretenimento, cultura e consumo doméstico. Fonte: Rede Navegg, Opinion Box
Com um público de 3,7 milhões de usuários, os temas relacionados às festas juninas apresentaram forte crescimento digital. Em 2024, aproximadamente 21,6 milhões de pessoas participaram das celebrações, que movimentaram mais de R$ 2 bilhões na economia.
Na Rede Navegg, o interesse por “Festa Junina” cresceu 442% em 2025, e o engajamento se mostrou consistente antes e depois do mês de junho, abrindo espaço para campanhas com maior duração.
Além disso, os segmentos de festa junina e férias escolares têm maior concentração de usuários nas regiões Sudeste e Sul, com São Paulo liderando com folga. Esses estados representam o principal potencial de impacto para campanhas sazonais em larga escala. O Nordeste, embora com volume digital médio, possui forte relevância cultural, sendo ideal para campanhas regionalizadas. Já os estados do Norte e Centro-Oeste oferecem oportunidade para reconhecimento de marca com mídia de baixo custo. Fonte: Rede Navegg, Brasilturis
Por fim,com um volume de 2,1 milhões de usuários, o interesse por destinos frios e experiências com neve voltou a crescer no inverno. Durante 2024, cerca de 222 mil turistas brasileiros visitaram o Chile, um aumento de 74,8% em relação ao ano anterior. Bariloche, na Argentina, também se manteve entre os destinos mais procurados, com o Brasil representando mais da metade dos visitantes internacionais. Na Rede Navegg, o interesse pelo tema “neve” dentro do universo de viagens cresceu 48%, indicando oportunidades para o setor de turismo e marcas ligadas à estação. Fonte: Rede Navegg, Panrotas.
Sobre a Navegg
A Navegg é a maior plataforma de dados de comportamento de navegação da América Latina. Presente em milhares de sites, fornece inteligência sobre interesses, afinidades e intenção de compra dos consumidores para marcas, agências e veículos que querem tomar decisões mais estratégicas, baseadas em dados reais.















