Pela primeira vez na capital paulista, mostra traz projetos premiados, alinhados à sustentabilidade, inovação urbana e bem-estar social, com expografia de Thiago de Andrade.
São Paulo recebe, entre 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, a exposição EUmies Awards 2024, que reúne projetos europeus premiados por inovação, sustentabilidade e impacto social. A mostra integra a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura e apresenta os vencedores e finalistas do Prêmio Mies van der Rohe (EUmies Awards), uma das principais distinções da arquitetura contemporânea na Europa, reforçando o diálogo entre arquitetos brasileiros e europeus sobre o futuro das cidades.
Inaugurada em Barcelona, a exposição já percorreu diversas cidades da Europa, da América Latina e Brasília. Agora, em São Paulo, reunirá fotografias, textos, vídeos e desenhos das obras premiadas e finalistas, com curadoria de Anna Sala, diretora da Fundação Mies van der Rohe. A expografia, montagem e execução serão assinadas por Thiago de Andrade (Atelier Paralelo), sob coordenação de Ivan Blasi, coordenador da premiação da Fundação.
A mostra será composta por 20 painéis, incluindo os dois vencedores e sete finalistas deste prêmio. Pela primeira vez na capital paulista, as obras refletem os valores da Nova Bauhaus Europeia (NEB): beleza, sustentabilidade e inclusão, em uma experiência cultural acessível e envolvente para os visitantes.
Abertura e programação especial
Organizada pela Delegação da União Europeia no Brasil, a participação na BIAsp representa uma oportunidade para aprofundar o diálogo Brasil–UE sobre os futuros urbanos. A abertura oficial da exposição, no dia 18 de setembro, contará com a presença do coordenador do prêmio, o espanhol Ivan Blasi.
Também parte da programação, no dia 11 de outubro, acontece o talk “Diálogos UE–Brasil: Futuros da Aprendizagem, Cultura, Circularidade e Patrimônio”, em quatro paineis que reunirão arquitetos de destaque da Europa e do Brasil, incluindo Gustav Düsing & Max Hacke (Alemanha, vencedores dos EUmies 2024), Matheus Seco (Brasil), Elena Orte (Espanha, vencedora Emergente dos EUmies 2024), Carlos Alberto Maciel (Brasil), Florian Foerster (Alemanha), Gloria Cabral (Paraguai/Brasil), Amélie Tavella (França) e Adriano Mascarenhas (Brasil). A curadoria das mesas do encontro é de Laurent Troost, arquiteto belga radicado no Brasil.
“Os debates pretendem explorar o papel da arquitetura na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inovadoras, promovendo a aproximação entre práticas europeias e brasileiras e incentivando a troca de conhecimento e experiências com o público”, explica Laurent Troost, curador do talk.
De São Paulo, a exposição seguirá para o Rio de Janeiro, fortalecendo a cooperação cultural UE-Brasil e ampliando as reflexões sobre arquitetura contemporânea, urbanismo e qualidade de vida.
Sobre o EUmies Award
Criado em 1988 como Prêmio Mies van der Rohe, o reconhecimento passou a ser coorganizado em 2001 pela Comissão Europeia e pela Fundació Mies van der Rohe, adotando a marca EUmies Awards. Realizado a cada dois anos, o prêmio celebra a excelência da arquitetura europeia, destacando seu papel no desenvolvimento sustentável, na inovação e no bem-estar social. A cerimônia oficial ocorre em maio, no icônico Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona. Além da premiação, os EUmies Awards incluem exposição itinerante, publicação de catálogos e aplicativo digital com informações sobre os projetos finalistas e vencedores.
SERVIÇO
Exposição EUmies Awards 2024
Data: 18 de setembro a 19 de outubro de 2025
Horário: De terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Pavilhão da Oca – Parque Ibirapuera, São Paulo
Entrada: Gratuita
Cerimônia de abertura
Data: 18 de setembro de 2025, às 19h
Local: Pavilhão da Oca – Parque Ibirapuera, São Paulo
Observação: Abertura oficial com a presença do coordenador do Prêmio EUmies Awards
Talk Diálogos UE–Brasil: Futuros da Aprendizagem, Cultura, Circularidade e Patrimônio
Data: 11 de outubro de 2025
Horário: 14h às 18h30
Local: Pavilhão da Oca – Parque Ibirapuera, São Paulo
Entrada: Gratuita, sujeita à lotação. Distribuição de ingressos 60 minutos antes do início. Limite de 1 ingresso por pessoa.















