Salvador presta uma homenagem inédita a um dos maiores nomes da música afro-brasileira. A exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, em cartaz até 05 de julho de 2025, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, celebra a vida, a obra e a força cultural de Neguinho do Samba, criador do samba reggae e referência incontornável na história da música e da resistência negra no Brasil. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
No dia 14 de junho (sábado), às 11h, a programação inclui um bate-papo sobre a memória retratada nas fotografias da mostra, com a participação de especialistas e convidados ligados à trajetória do mestre. Neste mesmo dia, serão realizadas três visitas guiadas exclusivas para estudantes da rede municipal do centro da cidade, promovendo o acesso à arte, à história e ao legado do samba reggae entre as novas gerações.
Com curadoria de Anderson do Samba, percussionista e filho do homenageado, a exposição reúne registros fotográficos sensíveis, capturados por nomes como Januário Garcia, Lázaro Roberto, Lúcia Correia Lima, Mara Mércia, Margarida Neide e Waky Hannah, que revelam momentos marcantes da trajetória artística e do cotidiano do mestre. O espaço Tatassomba, assinado por Lina Bo Bardi, acolhe essas imagens que resgatam a ancestralidade e reafirmam o legado de Neguinho do Samba como símbolo de identidade e luta da cultura afrodescendente.
Esta é a primeira vez que Salvador homenageia Neguinho do Samba no mês de seu nascimento, reafirmando sua importância como patrimônio cultural vivo. Mais do que uma retrospectiva visual, a exposição propõe um encontro com a história de um mestre que ressignificou a musicalidade afro-brasileira e projetou o samba reggae para o mundo.
“A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, fazendo com que essas pessoas não caiam no esquecimento e no anonimato, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da mostra.
SERVIÇO
Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
Casa do Benin – Espaço Tatassomba (Pelourinho, Salvador)
De 07 de junho a 05 de julho de 2025
Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 9h às 16h
Entrada gratuita
Programação especial: 14 de junho, às 11h – bate-papo + visitas guiadas para estudantes da rede municipal