Mostra reúne 18 artistas negros na programação da ‘Temporada do Brasil na França 2025’, até 31 31 de outubro na cidade portuária de Marselha.
Cerca de 18 artistas negros brasileiros participam da exposição Raízes: Começo, meio e começo, em cartaz até 31 de outubro na cidade portuária de Marselha, no sul da França. A mostra integra a Temporada do Brasil na França 2025 e apresenta obras inéditas entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias e performances.
Sob curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares, a exposição propõe um diálogo entre a produção artística afro-diaspórica contemporânea brasileira e o contexto francês, com ênfase em temas como ancestralidade, descolonização do olhar e permanência das tradições africanas. A expografia é assinada por Gisele de Paula, responsável pela 36ª Bienal de São Paulo.
Inspirado nas reflexões do pensador Nego Bispo, o projeto parte da ideia de que o tempo nas cosmologias africanas é cíclico – e não linear, como no pensamento ocidental. Ao reunir artistas de diferentes gerações, Raízes propõe um entrelaçamento entre passado, presente e futuro. “Tradição e contemporaneidade não se opõem, mas se reconhecem como continuidade viva”, afirma Coelho.
A exposição marca também o início do processo de internacionalização do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), sediado em Salvador, que passa a integrar o circuito global da arte negra. A capital baiana, considerada o maior território negro fora da África, é a base de muitos dos artistas presentes na mostra e serve como ponto de partida simbólico e estético desta travessia cultural.
A exposição é organizada pelo Governo Francês, Institut Français, Ville de Marseille, Mairie de Maison Blanche (9e et 10e arrondissements de Marseille), Institut Guimarães Rosa – Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores através do Governo Federal do Brasil e pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira. O projeto também conta com patrocínio do Banco do Brasil.
Serviço
[Exposição itinerante ‘Raízes: Começo, meio e começo’]
Onde – Marselha (França)
Quando – 19 de setembro a 31 de outubro
Vernissage – 18 de setembro, às 18h, no Espaces d’Exposition de la Mairie des 9/10
Artistas da exposição – Anderson Cunha, Eder Muniz, Goya Lopes, Gustavo Araújo, JeisiEKê De Lundu, Jess Vieira, Júnior Pakapym, Leandro Estevam, Ludimila Lima, Luisa Magaly, M. Dias Preto, Mário Vasconcelos, Meneson Conceição, Nádia Taquary, Rynnard, Sandro Ayê e Tina Melo.















