A tarde desta sexta-feira (28/06), em especial para a Península Itapagipana, foi marcada pela cerimônia de entrega da reforma Galpão das Artes e da Praça dos Saveiros, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. A requalificação destes importantes espaços foi conduzida pela Prefeitura de Salvador e Fundação Gregório de Matos, por meio do Programa Boca de Brasa. Com a força e a união destes apoiadores, a Fábrica Cultural passa a oferecer ainda mais para a cidade um equipamento cultural de múltiplas possibilidades sociais, artísticas, culturais e econômicas.
A cerimônia de entrega dos espaços contou com a presença de Bruno Reis, prefeito de Salvador; Fernando Guerreiro; presidente da Fundação Gregório de Matos; Chicco Assis, diretor de Patrimônio e Espaços Públicos da FGM; Joel Miguez, presidente da Fábrica Cultural; e Renata Reis, coordenadora do programa Acelera Iaô; além de autoridades, empreendedores acelerados pelos programas da Fábrica Cultural e moradores da região.
“Estamos aqui hoje para firmar, consolidar uma parceria com a Fábrica Cultural, como já fizemos outras anteriormente em alguns eventos que aqui são realizados. E firmamos, hoje, mais uma nova parceria, que é a implantação aqui de mais um espaço Boca de Brasa, chegando a 11 na cidade”, festejou o prefeito Bruno Reis.
Uma organização social sem fins lucrativos, a Associação Fábrica Cultural tem a missão de fortalecer pessoas e valorizar identidades. A partir da articulação entre educação, cultura e sustentabilidade, a entidade vem acolhendo ao longo dos anos uma grande circulação de pessoas e possui elevada importância para toda a cidade, sendo sede de eventos diversos e integrados e atraindo um grande público para a Península de Itapagipe. Da Bahia para o mundo, a instituição se tornou referência como umpolo social em economia criativa, descentralizado, aberto, conectado com a inovação, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão socioprodutiva da população de Salvador.
“Hoje é um dia muito especial. Tenho uma relação de mais de duas décadas com este projeto maravilhoso da Fábrica Cultural, desde que estava começando a engatinhar. Hoje, como presidente da Fundação Gregório de Matos, tenho o prazer de poder estabelecer essa parceria maravilhosa, trazendo esse projeto fantástico, Boca de Brasa. A gente vai somar esforços para potencializar e fazer com que essa Fábrica cresça cada vez mais e se transforme na grande referência cultural de toda essa região da cidade”, comenta Fernando Guerreiro.
Com a parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Fábrica Cultural, a sede passa a ser um dos espaços do Movimento Boca de Brasa, cujas ações convergem com os princípios de desenvolvimento socioeconômico que a organização assume por meio dos seus programas, em especial o Programa Acelera Iaô.
“A requalificação do Galpão das Artes e da Praça dos Saveiros era muito desejada e que, agora, estamos realizando esse sonho. A continuidade da ampliação dos trabalhos vai se dar de agora em diante com mais tranquilidade e segurança por conta dessa amplitude que a Fábrica Cultural vem tendo. Essa parceria com a Prefeitura, com a Fundação Gregório de Matos e Boca de Brasa vai nos dar uma possibilidade de atender muito mais pessoas”, afirma Joel Miguez, presidente da Fábrica Cultural.
A sexta-feira também foi marcada pela entrega da primeira etapa da reforma do casarão e seus anexos, compostos pela galeria e pelos camarins, realizada em parceria com o Instituto Mandarina, organização liderada por empresários e investidores comprometidos com o Investimentos Social Privado.