Primeiro filme brasileiro com uma criança autista como protagonista abrirá o festival, que já tem quase três décadas de história
O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) chega à sua 29ª edição de 4 a 10 de setembro com uma programação que reforça seu papel como um dos principais eventos de cinema do país. Conhecido por ser o festival de cinema mais antigo de Santa Catarina, o FAM 2025 destaca-se por sua abrangência e foco na inclusão e representatividade, apresentando mais de 100 atividades entre exibições, mercado e formação. Os dois palcos do FAM serão o Cine Show Beiramar Shopping (para exibição dos filmes) e o Hotel Majestic (para os debates).
Ao todo, serão exibidos 73 filmes de 11 países, incluindo uma forte presença de produções brasileiras. O festival traz em sua tela o trabalho de cineastas de 16 estados brasileiros, além de obras da Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e da França em uma coprodução.
“O tema da inclusão se reflete não apenas nos filmes, mas também nas pessoas por trás deles: cerca de 52% das obras em exibição são dirigidas por mulheres, e a programação inclui filmes de diretores e protagonistas LGBTQIA+, pretos, pardos e pessoas com deficiência (PcDs)”, explica Marilha Naccari, diretora-presidente e curatorial da Panvision, associação cultural que realiza a festival desde 1997. As narrativas dos filmes deste ano abordam temas sociais relevantes como racismo, identidade de gênero, educação e acessibilidade.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do EDITAL Nº 038.000/SMCLP/2024 especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
FILME DE ABERTURA TEM DIRETOR E ATOR MIRIM AUTISTAS
A cerimônia oficial de abertura do FAM 2025 será dia 4, às 17h, com a exibição do curta-metragem de ficção Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo, que traz no elenco o ator convidado Otávio Augusto e o ator mirim Davi Burg, de 12 anos. Sérgio e Davi são pessoas autistas nível 1 de suporte. “Notícias da Lua é o primeiro filme brasileiro com uma criança autista como protagonista”, ressalta o diretor.
Curta-metragem de ficção de 2025, o filme foi gravado em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, e tem como protagonista Luã, um menino autista, interpretado pelo próprio Davi. Notícias da Lua acompanha a visita de Luã a um planetário, onde acredita que “um lobo comeu a lua”, e inicia uma investigação ao lado do zelador da escola, vivido por Otávio Augusto. É ele quem conduz o protagonista, o menino Luã, por uma jornada de aventuras, com o objetivo de descobrir o que aconteceu com a lua. Juntos, os dois mergulham em um contexto de inocência e ludicidade, de encontros, entendimentos e novas descobertas. A metáfora com a lua nova – que mesmo invisível está sempre presente – traduz com delicadeza a realidade de muitas pessoas autistas.
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Desde 2012, a Panvision pensa em sessões com acessibilidade. Este ano, o FAM estará ainda mais inclusivo. “Todos os filmes brasileiros das Mostras Competitivas, além dos curtas internacionais, contam com recursos completos de acessibilidade”, explica Alissa Azambuja, diretora artística e de comunicação da Associação. Segundo ela, a audiodescrição será disponibilizada por meio de equipamentos do próprio cinema, e a Mostra Infantojuvenil terá adaptações voltadas à inclusão de neurodivergentes, como iluminação adequada, som reduzido e acompanhamento de um neuropsicopedagogo.
As sessões da Mostra Infantojuvenil abertas ao público acontecem no sábado e domingo, às 14h30. Na segunda e terça-feira, as exibições serão exclusivas para escolas e instituições inscritas, das 9h às 14h30, com participação de cerca de 1.300 estudantes. O FAM 2025 vai contar com sessões diurnas gratuitas (com ingressos distribuídos por ordem de chegada) e valor promocional de R$10 nas Mostras Curtas, Curtas Catarinenses e Videoclipes, às 18h30, e Mostra Longas, às 20h30.

Para o público de todo o país, uma novidade importante: o festival terá duas Mostras on-line, permitindo que o público de outras cidades e estados acompanhe parte da programação. A Mostra Competitiva On-line será exibida no canal do YouTube do Festival (@famdetodos), enquanto a Mostra ICPlay estará disponível na plataforma de streaming.
Além das mostras, o FAM 2025 oferece atividades de destaque, como o Papo FAM de Cinema, que trará encontros com os atores Otávio Augusto, Leandro Firmino e Sandra Corveloni. O evento também se consolida como um importante mercado de cinema, sediando o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul e o Projeto Rally Panvision, edição Floripa, que reúne 30 participantes latino-americanos para a produção de curtas-metragens.
Confira a programação completa do FAM 2025 no site www.famdetodos.com.br















