Histórias escritas por fãs conquistam o mercado editorial, ampliam a representatividade LGBTQIAP+ e atraem novos leitores às livrarias
As fanfictions, histórias criadas por fãs a partir de artistas ou obras existentes, vêm ganhando espaço no mercado editorial brasileiro. Inspiradas em grupos como BTS e Fifth Harmony, obras como “Stupid Wife”, “Xeque-Mate” e “Águas de Março” somam 25,1 milhões de leituras no Wattpad e já venderam mais de 6 mil exemplares físicos. Do universo BTS, títulos como “Quente Como o Inferno”, “Adicto” e “Polêmico!” ultrapassam 33 milhões de leituras e somam mais de 25 mil cópias vendidas. A Editora Euphoria, voltada à literatura de fanfic LGBTQIAP+, participa da Bienal do Livro do Rio com estande próprio e presença do elenco das webséries baseadas nessas obras.
A ascensão das fanfictions como produto editorial reflete uma mudança na forma como a literatura é produzida, consumida e valorizada no Brasil. Ao transformar ídolos do pop em protagonistas de enredos diversos, com forte presença de personagens LGBTQIAP+, essas histórias conquistam públicos variados, inclusive leitores que talvez não se interessassem por livros sem essa identificação direta. Para muitos jovens, a conexão emocional com os artistas é a porta de entrada para o universo da leitura. “O que antes era tratado como algo marginal à literatura, hoje se prova como uma força transformadora do mercado editorial”, afirma Nathalia Brandão, fundadora da Editora Euphoria. “As fanfics permitiram que novas vozes, muitas vezes fora dos grandes centros ou distantes da elite cultural, pudessem acessar o mercado literário com qualidade, representatividade e conexão direta com um público leitor apaixonado e engajado.”
O impacto dessas histórias não se limita ao papel: as adaptações audiovisuais também mostram a força desse movimento. As obras “Stupid Wife” e “Xeque-Mate” ganharam webséries produzidas pela Ponto Ação, somando juntas mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. A produção de uma segunda temporada de “Xeque-Mate” teve apoio coletivo de R$ 200 mil, com gravações internacionais na Suíça. Já a duologia “Polêmico!” teve os direitos adquiridos pela Fantasia Filmes, que desenvolve o roteiro para uma adaptação cinematográfica e esteve em Cannes neste mês de maio para divulgação do projeto.
Esse fenômeno também revela uma democratização no acesso ao universo literário: os autores que surgem das plataformas digitais encontram, nas fanfics, uma porta de entrada para o mercado editorial. Com histórias que nascem da paixão dos fãs e evoluem para livros com espaço nas livrarias e feiras literárias, a literatura brasileira se renova com diversidade, inclusão e talento emergente. “É uma geração de escritores que começou publicando por instinto e afeto, e agora ajuda a moldar o futuro da literatura nacional ao lado de seus leitores”, resume Nathalia Brandão.



Sobre a Editora Euphoria
A Editora Euphoria é responsável pela publicação de livros de romances adultos LGBTQIA+. O foco exclusivo em romances de protagonismo queer, com muitas vezes das obras nascerando como fanfictions.